Glossário da Moda Masculina – Camisas, Calças, Trajes formais
4.6 (92.73%) 11 votos

Camisas

Camisa Social

homem ajustando camisa social branca

A camisa social possui botões no meio da peça, na parte frontal. Também possui gola e abotoaduras nos pulsos (caso seja de manga longa).  Existem diversas modelagens, sendo as três mais comuns: Regular, Slim e Slim fit.

Uma boa camisa social masculina deve ser bem ajustada no corpo, sem logos ou símbolos no lado esquerdo peito. É uma peça extremamente versátil, podendo ser usada de diversas formas e ocasiões. A manga dobrada traz um visual mais informal, assim como estampas também.

Porém, se usada em um cor uniforme, pode compor visuais formais, com costume, terno e entre outros.

Camisa Xadrez

homens usando camisa xadrez

No Brasil, é comum chamar as camisas sociais que possuem a padronagem em listras de cores verticais e horizontais de “Camisas Xadrez”, o que na verdade é apenas uma camisa social que possui padronagem diferenciada.

Camisa Jeans

homens usando camisa jeans

A camisa jeans é uma peça que possui um aspecto parecido com a camisa social, porém esta possui um número maior de bolsos na frente, geralmente dois bolsos.

Camisa Gola Polo

homens usando camisa polo

Camisa feita de tecido grosso, exclusivamente de manga curta, com uma gola feita de um tecido mais espesso. Inicialmente usada por jogadores de polo, se popularizou e nos dias atuais é bastante usada no cotidiano em ocasiões informais.

Ao adquirir sua camisa gola polo, certifique-se antes se ela não possui faixas e nem brasões chamativos.

Camisa Henley ou Camisa Portuguesa

homem usando camisa henley

A camisa henley é uma camisa pouco conhecida aqui. Possui 3 botões na altura do peito e é um item que pode ter a manga longa ou manga curta. Extremamente estilosa e ideal para ocasiões informais.

Suéteres

homens usando sueter

Suéter é uma peça de inverno muito semelhante a uma camisa, geralmente feito de algodão e elastano. Ele é caracterizado pelo seu aspecto mais fechado, monocromático e pela espessura do tecido, que é grande o suficiente para proteger do frio moderado.

Calças

Calça Jeans

homem usando calça jeans

A calça jeans é muito popular no Brasil. Muito usada no cotidiano dos brasileiros. Em ambientes urbanos ou no meio rural é extremamente resistente e mantém o estilo mesmo depois de muito usada.

O jeans é uma material extremamente versátil e pode usar com a bainha dobrada quando quiser mostrar mais a bota. Quando for escolher sua calça, opte por uma sem pré lavagens e deixe que o seu corpo faça as marcas no tecido através do tempo.

Calça de Sarja

A calça de sarja é uma calça feita de sarja, como o próprio nome já diz. Possui diferentes cores e é excelente para compor diversos visuais, sendo eles formais e informais. A maioria das calças de sarja encontradas no mercado possuem uma modelagem regular ou slim fit.

Calça social

calça social

A calça social é um item que possui um tecido mais brilhoso e intenso, usado exclusivamente para compor visuais formais, podendo ser usada para compor um terno ou mesmo apenas com uma camisa social.

Conjuntos

Terno

O terno é um conjunto composto por três peças, sendo elas:

O paletó, uma peça que é vestida por cima de todo o conjunto, podendo ser usado ou não com um lenço no bolso.

O colete, uma peça que não possui manga e fica entre a camisa e o paletó.

A calça social, item já mencionado anteriormente.

Costume

homem usando costume azul

O costume é um conjunto composto pelo paletó e a calça social.  No Brasil é muito comum confundirem o terno com o costume. No entanto, para que o conjunto seja considerado um terno, este deve possuir também um colete.

Smoking

O smoking é a versão mais elegante do terno. Usado exclusivamente em  ocasiões extremamente formais. Este se caracteriza pela sua modelagem mais ajustada, onde na maioria das vezes é feito sob medida, e pela gravata borboleta.

A lapela é feita de cetim, o que dá um toque mais formal a peça.

Deseja saber mais sobre os trajes formais? Leia o artigo exclusivo sobre este assunto.