Como já havia dito em outros momentos, a minha dica é escolher modelos de roupas atemporais, que poderão ser utilizados em qualquer época e ocasião, sem perder a elegância e o estilo.

Em uma das minhas viagens a Nova York, comprei um terno com um tamanho ideal, que se ajustou perfeitamente ao meu corpo com o contorno certo.

Veja esse vídeo que eu gravei em uma importante loja nos EUA, em que eu tinha acabado de comprar um terno que eu gostei muito:

Na maioria das vezes que se compra uma peça, existe alguma alteração para ser feita. Por exemplo, na calça de um terno, um lado pode ficar no tamanho perfeito, já o outro poderá ficar mais frouxo.

Ao adquirir uma roupa, seja ela uma terno ou uma camisa, você deverá pensar na possibilidade de fazer uma alteração no tamanho.

Algumas vezes, as próprias lojas lhe dão oportunidade de realizar esses ajustes. Se isso não for possível, basta levar num alfaiate.

O modo de usar irá variar diretamente com seu gosto e o momento. Para um casamento você pode utilizar com gravata, isso vai dar mais formalidade.

Já para um evento do cotidiano, pode usar sem a gravata mesmo, optando por um tom mais informal. O lenço também é uma boa pedida nessas ocasiões.

Detalhes que farão a diferença na escolha do terno certo

terno-5

O caimento ideal de um terno depende da combinação de vários fatores.

O material com qualidade e as medidas perfeitas poderá passar para aqueles que estão a sua volta uma sensação de poder e status.

Por isso, alguns detalhes farão toda a diferença.

Alguns velhos costumes já estão ultrapassados. Mas, as novidades podem ser considerados elementos primordiais para criar a imagem de um homem moderno, confiante e sofisticado.

Ombros

As ombreiras devem parecer inexistentes. O encaixe perfeito nos ombros é um dos principais fatores no momento da escolha de um terno.

O ideal é não sobrar e nem faltar.

Entretanto, se não tiver escolha, opte sempre por menos. A sobra de tecido, que deixa o paletó grande e folgado, passando a impressão de descuido e desleixo.

Por isso, é necessário deixar os ombros sempre bem ajustados. Já que, geralmente, o ajuste dos alfaiates não caem bem nesta parte. A dica é experimentar um tamanho menor que o de costume.  

Lapela

terno-2

A lapela é um dos elementos mais importantes no terno, já que é capaz de proporcionar a forma que irá apresentar, seja dentro de um caimento mais moderno ou tradicional.

As mais finas são mais utilizadas pelos jovens, que desejam passar um estilo mais moderno e descolado.

Enquanto, as mais largas são usadas pelos  clássicos, tradicionais e em geral, mais velhos.

Assim, podemos considerar que a escolha da lapela está diretamente relacionada com o estilo que você deseja adotar.

Uma opção utilizada por alguns homens é que a largura da lapela esteja associada com a da gravata.

Lenço

A presença do lenço é opcional, mas pode ser um ponto essencial na busca de estilo.

E mesmo que você seja totalmente conservador e tradicional, saiba que este será o elemento que proporciona liberdade e o único espaço que pode ser notado como um diferencial.

Porém, você deve ficar atento se o lenço não irá coincidir, seja pelo tecido ou qualquer outro padrão, com sua gravata. Tente evitar que isso aconteça.

Botões

terno-6

Os paletós mais tradicionais são aqueles que possuem 3 botões.

Eles são um ótima opção para os homens que preferem itens mais sóbrios.

A opção de 2 botões são indicados para aqueles que são mais clássicos.

Neste o caso, ele irá alongar o tronco e disfarçar a barriga. Vale ressaltar que, o primeiro botão de 2 ou o que se localiza no meio (no caso de 3) deve sempre estar dentro ou na altura do umbigo.

Os que adotam o estilo mais moderno, ainda podem aderir os paletós com apenas 1 botão. O indicado é desabotoá-lo sempre que for sentar, para que não haja desconforto ou mesmo tenha possibilidade de danificar a peça.

Ainda existem mais 4 botões que estão presentes na manga. Estes, normalmente, são postos com um tom mais decorativo.

Bolsos

Algumas grifes contemporâneas já estão aderindo os bolsos lacrados. Isso acontece, porque ao deixá-los estufados se tornam horríveis e totalmente sem classe.

Por isso, o indicado é nunca colocar objetos dentro desses bolsos. Deixem vazios. O celular, carteira e chaves podem ser espalhados na parte interna do paletó ou mesmo na calça.

Fendas traseiras

terno-1

Grande parte dos ternos modernos utilizam a fenda única, que criam uma imagem reta e fina. Esses modelos levam uma abertura que varia de 17 a 22 cm.  

A fenda dupla é uma herança inglesa.

Eles são considerados mais confortáveis e indicados para os homens que estão acima do peso, já que a modelagem se ajusta melhor ao corpo, passando a sensação de mais alto.

Agora é sua vez de usar o poder dos ternos ao seu favor

terno-4

Um terno é uma das roupas mais poderosas para apresentar a imagem de sucesso que você precisa para alcançar grandes ganhos profissionais e pessoais.

Como já falei, algumas profissões são extremamente beneficiadas pelo uso do terno na transmissão de uma mensagem de credibilidade, confiança e segurança.

Se usado da maneira certa, um terno pode ser um elemento fundamental para transmitir poder, status e sucesso.

Se esse conteúdo tiver gerado mudança em sua vida, não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos, principalmente com aqueles que precisam de transformações imediatas.

banner

Também comente enfatizando como essas dicas foram fundamentais para modificar seu estilo, conquistando status e poder.

Forte abraço,

Alberto Solon

Como Escolher o Terno Certo e o Que Levar em Consideração na Hora de Fazer Ajustes
Avalie este artigo