O Guia Essencial da Calça Jeans Masculina
Avalie este artigo

A calça jeans masculina é um item que todo homem tem no guarda-roupa. Ela tem uma grande versatilidade, indo do casual até o quase formal. Porém, você sabe quais os fundamentos básicos de um bom jeans? Leia o artigo e descubra.

Eu já tive umas 10 calças jeans no meu armário ao mesmo tempo. E o pior, eu nunca nunca estava satisfeito com nenhuma delas. Hoje eu já tenho uma visão bem diferente.

Por isso eu fiz esse artigo para desmistificar algumas coisas em relação à calça jeans. Na verdade eu recomendo que  hoje em dia devemos começar tendo 2 calças jeans essenciais no nosso guarda roupa.

É claro que quando você dominar o fundamento da calça jeans você pode ter mais, mas essas duas são as mais importantes.

Uma história embaraçosa

Eu quero começar com uma história que eu tenho até vergonha dela mas é legal porque faz parte da minha trajetória na moda masculina.

Em uma das minhas viagens fora do Brasil eu vi uma calça jeans masculina em uma vitrine que me chamou muita a atenção, tanto pelo estilo quanto pela qualidade da marca True Religion. É uma das marcas mais caras, mais cara até que a Diesel.

calça jeans masculina true religion

Meu grande erro: um jeans nada versátil.

Quando eu vi essa calça toda cheia de detalhe que eu achava que era a coisa estilosa, entrei logo na loja para comprar. Ao perguntar o preço eu assustei. Ela custava 400 dólares, isso há uns 8 anos atrás.

Mesmo eu não gostando de roupa cara no meu guarda-roupa que uso pouco, acabei caindo na tentação e comprei pensando no status e na tendência daquele momento.

O grande problema é que eu só usei essa calça 2 vezes até hoje e depois eu passei a tesoura nela transformando-a numa bermuda. Tudo porque na época eu me preocupava demais com grifes e modismos.

chamada-para-o-curso-no-artigo

A versatilidade da Calça Jeans Masculina

calça jeans masculina com sapato casual

Caimento perfeito nas pernas.

Hoje em dia não cometo mais aquele erro da história que contei, visto que a grande vantagem da calça jeans masculina é a versatilidade.

Você pode usar com uma camiseta, camisa social, polos, blazer, um belo tênis casual, uma bota ou um belo sapato.

No entanto, para ela ser versátil você não deve cair em modismos, como por exemplo partes rasgadas, detalhes chamativos e marcas da grife extremamente aparentes.

As duas calças essenciais

Assista o vídeo no final desse artigo.

O que eu recomendo é você comece com duas calças básicas:  um jeans escuro clássico e um jeans comprado pré-lavado, ambos do mesmo modelo de corte.

E se você acha pouco porque usa muita calça jeans, então é um sinal que está limitando demais seu guarda-roupa. Procure conhecer a calça tipo chino e a de lã fria, para variar um pouco suas peças.

O melhor tipo de corte de calça jeans é o slim fit, independente se você for magro ou gordo. Cuidado para não confundir com skinny muito usado por adolescentes.

  • um jeans cru sem desbotamento e pré-lavagem versátil para qualquer ocasião.
  • um jeans pré-lavado com alguns desbotamentos para momentos mais informais.

O jeans cru (raw jeans)

calça jeans masculina escura crua

Jeans sem pré-lavagem. Ele vai “envelhecer” naturalmente.

Esse jeans clássico que você terá é o que eu chamaria de cru, ou seja, sem pré-lavagem, desbotamento, rasgados e outros detalhes. Não confundir com jeans pretos.

Uma coisa interessante que eu descobri é que as marcas  de “desbotamento” da calça jeans masculina surgem onde você se movimenta mais causando mais pressão das fibras, como joelho e área da virilha e quadril em geral.

Então, se você desbota sua calça naturalmente ao longo dos anos você imprime as suas marcas pessoais através do uso. É como se você o criasse suas marcas nela, te acompanhando e envelhecendo através dos anos.

Além disso, esse tipo de jeans é mais versátil e te permite fazer combinação om camisa social e dependendo do corte, até mesmo com paletó e terno.

blazer com jeans escura

Jeans pré-lavado

calça jeans masculina lavada

Enquanto você espera sua calça escura desbotar naturalmente com os anos, você precisa de uma calça mais clara, “surrada”, e desbotada pela fábrica, já que o as marcas que tanto gostamos demoram pelo menos 1 ano você usando uma de jeans sem pré-lavagem.

A propósito, é com essa calça que você usará em ocasiões informais.

chamada-para-o-curso-no-artigo

Fundamentos de caimento

calça jeans masculina com bom caimento

Antes de comprar suas duas calças, você precisa lembrar de alguns fundamentos essenciais. O principal deles é o tamanho. O melhor corte como eu disse é o slim fit.

Você precisa observar se o caimento dela se não está ‘sobrando pano’ em volta do quadril, coxa, traseiro e bainha. Enfim, a calça deve estar abraçando o seu quadril sem sobrar tecido desnecessário.

Lembre-se: conforto não quer dizer roupa “sobrando pano”.

traseiro de calça jeans homem

Vale lembrar que também não pode ficar muito apertada. Observe também a região abaixo do joelho e evite aquele jeans totalmente agarrado na perna dando um aspecto horrível de adolescente ou dos antigos cantores sertanejos.

calça jeans skinny apertado

Calça skinny. Um atentado ao caimento e ao conforto.

Observe a área das pernas também para não sobrar jeans, que ao ser visto por trás, dará uma impressão que você tem uma “bunda murcha”. Você precisa de uma calça que segure firme nessa área.

traseiro calça jeans sobrando pano

Sem comentários.

A altura da cava (cavalo) deve ser ideal ou vai dar uma impressão de pernas mais curtas.

Além disso, é importante que a calça acompanhe o formato da sua perna sem ficar apertado, seja fina ou grossa.

Você também pode, e deve, fazer ajustes se for necessário. Porém, muitos ajustes poderiam ser evitados se você levasse em conta que o jeans cede depois que você compra.

Se tem uma hora que os vendedores falam a verdade, é quando eles dizem que a calça jeans “vai ceder”.

Então compre uma calça que seja levemente apertada, entre o confortável e o apertado.

Se você olhar seu guarda-roupa vai perceber várias calças mais frouxas do que antigamente porque durante o uso você andou e sentou muito com ela, dobrando os joelhos  e assim desgastando as fibras.

Quando estiver comprando um jeans, faça um tipo agachamento até ficar de cócoras (discretamente no provador da loja) para já dar uma cedida nas fibras e ver o quanto o jeans vai ceder e ficar mais confortável. Funciona!

Lembre-se: nem toda calça cede, mas o jeans cede!

Então agora, a tarefa após esse artigo é: vá ao seu guarda-roupa e examine os jeans que você já tem e avalie se precisa se livrar dos que não usará e ver se precisa comprar um novo par nos moldes de um bom jeans clássico e atemporal.

Ele vai ser seu companheiro por muitos anos, cavalheiro!

O que achou do artigo? Clique nos botões acima para compartilhar nas redes sociais e ajudar outros homens a ter um melhor estilo.

Você também pode assistir o artigo em vídeo aqui: