Camisa Masculina: A Importância do Tamanho Numa Camisa Masculina
Avalie este artigo

Eu sempre sou perguntado por clientes e também por amigos: “Alberto, qual a maior dica para se começar a se vestir bem?”

Fiz um vídeo há um tempo atrás falando sobre se aceitar e a partir daí começar a melhorar o que pode ser melhorado. Sempre devemos estar em evolução.

Mas partindo do fato de que você se aceita do jeito que é e quer a partir daí evoluir vamos a resposta para a pergunta de uma forma mais concreta.

Essa é uma pergunta sobre o que devemos fazer para se vestir bem é bem frequente. E em seguida eles (clientes e amigos) em geral falam: não sei combinar cores…, não sei que estilo devo seguir…, não sei diferenciar um sapato “oxford” de um sapato “brogue”…

“Caimento é rei”

Daí eu olho para a roupa que estão usando e penso: tem uma preocupação que você deveria ter antes de pensar nessas questões.

E daí eu sempre tenho a resposta na ponta da língua: “foque no TAMANHO!”

É isso mesmo. Tamanho. E quando eu falo em tamanho, eu falo em caimento, eu falo em proporção da roupa.

Em inglês existe uma frase muito conhecida entre quem admira a moda masculina: “fitting is king!” que quer dizer “caimento é rei”.

terno ajustado

Um belo terno bem ajustado vai te dar poder e te separar da multidão.

Tamanho: o principal fator para se dominar a elegância

O conhecimento dos fundamentos de tamanho para a roupa do homem são essenciais e na maior parte das vezes negligenciado.

Seja na calça masculina (jeans, calças caqui, calças de terno, calças sociais, e até bermudas e shorts), seja nas camisas sociais, camisetas de malha, camisas polo, seja nos casacos, blazers, paletós, em geral o homem brasileiro ignora totalmente o fator tamanho.

Um grande “culpado” disso é conceito de conforto.

O homem acaba confundindo conforto com roupas largas. Só que para causar uma percepção de destaque e poder nas pessoas, você tem que achar um tamanho ideal para suas roupas para que nem fique apertadas demais e te limitem os movimentos, nem fiquem folgadas demais dando aquela sensação se sobra de pano por todo o seu corpo.

De volta ao túnel do tempo:

Vamos voltar um pouco no tempo?

Há décadas atrás o homem brasileiro se vestia muito melhor do que hoje.

Por que isso?

Porque ele dominava o fator tamanho. Como era comum mandar se fazer uma camisa sob medida, esse homem do passado se acostumou a ter uma roupa totalmente ajustada ao seu corpo.

Camisas sob medida

Mandar fazer uma camisa sob medida é um bom passo para começar a ter a sensação de ter uma peça que vai valorizar o seu corpo.

Por sorte, hoje existe boas camisarias online em que você pode ver o tutorial e tirar suas próprias medidas e mandar para elas e receber através do correio uma camisa moldada ao seu corpo.

Eu mesmo há um tempo atrás gravei um vídeo sobre camisas sob medida. Nesse vídeo eu apareço recebendo a encomenda do correio e logo em seguida experimentando a camisa de frente para a câmera.

Em outro vídeo eu falei sobre como você pode pegar uma camisa social sua e mandar para fazer pequenos ajustes nela e e tê-la “moldada” ao seu corpo.

Nesse mesmo vídeo eu dou dicas de como achar uma loja de ajustes de roupa.

O fato é: o mercado não está preocupado em fazer variações de formato para um mesmo tamanho.

Fica muito mais prático para eles fazer modelos em que em cada tamanho caiba o maior número de corpos diferentes possível.

E com isso você acaba levando por exemplo uma camisa que está certa na costura na altura dos ombros, mas em baixo no tronco ela está totalmente larga.

Isso quando o homem está atento ao fator linha de costura entre manga e ombros.

Existe vários fundamentos a serem estudados ao se começar a ficar craque em tamanho e caimento. Mas todos esses fatores valem a pena dominar, pois daí em diante você vai mudar o “shape” de suas roupas e se sentir muito mais empodeirado.

Um bom começo:

Comece com o seguinte pensamento: “eu não posso estar com pano sobrando em volta do meu corpo”.

Só aí você já começa a prestar atenção e começa a reparar que os caras que você considera estiloso antes de mais nada estão, não exibindo roupas caras nem de grife. Eles estão vestindo uma roupa que está com caimento perfeito no corpo deles.

Dominar tamanho como eu disse antes, requer um pouco de conhecimento  e é uma das maiores dicas que posso dar de cara para quem quer ter uma mudança positiva no seu visual logo da cara.

Você mesmo mantendo o estilo atual e apenas mudando o tamanho e caimento de suas roupas (calças, camisas, casacos, blazers, ternos) você já vai reparar a mudança na forma como as pessoas te veem.

Lembre do artigo que escrevi: ” O que podemos aprender com o técnico da Alemanha” e note nas fotos como o caimento das roupas de Joachim Low

Joaquim Lowe , técnico da selecão alemã, sabe o poder do caimento numa camisa social

Joachim Low , técnico da selecão alemã, sabe o poder do caimento numa camisa social

Tamanho é rei, caimento é rei. Deixe para mudar seu estilo de se vestir para depois de dominar esse fundamento essencial para um homem ser considerado elegante e estiloso.

Foque no tamanho!

 

Um abraço,

Alberto Solon

estilo-moda-homem-masculino