Camisas masculinas e seus níveis de formalidade
5 (100%) 18 votos

Imagine se você pudesse conhecer todos os tipos de camisas atemporais masculinas e soubesse como usar cada uma delas. Seria bem útil para você?

Pois neste artigo você vai conhecer a hierarquia de formalidade de várias camisas masculinas, desde a camisa social até a regata.

Antes de começar

Antes de apresentar as camisas e a sua hierarquia, vale ressaltar que todas as que são citadas aqui devem ser adquiridas sem nenhum tipo de detalhe, nada de logos extravagantes, faixas de brasões, grife (logomarca) muito aparentes.

Logos e brasões vão tirar todo o poder e o estilo das suas roupas.

Não se influencie pelo que os gurus da moda dizem, por exemplo, que devemos usar uma roupa de marca para estarmos bem vestidos, pois isso é uma mentira!

Atualmente, existem diversos tipos de camisa para os homens, as principais serão mostradas aqui por ordem de formalidade e, ao mesmo tempo, passar alguns detalhes de cada tipo.

Camisa social branca

Camisa social branca

Essa é a camisa mais formal de todas, porém isso não exclui a possibilidade dela também ser usada em ocasiões informais, afinal a camisa social branca é um dos itens coringa do guarda-roupa masculino e pode ser usada em diversas ocasiões.

Desde um cinema até uma reunião de negócios, a camisa social branca é um item que cai muito bem e é obrigatório no guarda-roupa de todo homem, podendo ser usada com diversas outras combinações de roupas.

Aprenda detalhes de uso da camisa social neste artigo.

Camisa Social Azul Clara

Camisa social masculina azul clara

A camisa social azul clara é a que mais se aproxima da camisa social branca, tanto em tonalidade quanto em nível de formalidade, porém não chega a ser a mesma coisa. Isso a faz um excelente item para substituir a camisa social branca e sair um pouco da mesmice em todas as ocasiões formais.

Camisa social Azul marinho

Camisa social azul marinho

Essa é outra peça extremamente versátil, porém menos formal que as duas primeiras. A camisa social azul marinho é muito poderosa, pois a maioria dos homens não usa essa cor e ao mesmo tempo ela é uma cor fácil de combinar.

Desta forma, ela não vai te deixar marcado se você a usar várias vezes. Portanto, se quiser optar por um visual que se destacar em relação aos outros homens e ao mesmo tempo é extremamente atemporal, use uma camisa social na cor azul marinho.

Camisa social preta

Camisa Social Preta

Das camisas sociais, essa é a menos formal de todas. Ela é excelente para noite e vai ser capaz de te dar um poderoso destaque, assim como a camisa azul marinho.

Camisa social Xadrez

Camisa Xadrez

A camisa social xadrez é aquela que possui listras de cores geralmente muito próximas em tonalidades um pouco diferentes,  essas são as quanto maior a padronagem do xadrez, mais informal será a camisa. Podemos ter belas camisas xadrez de padronagens grandes, porém saiba que essas serão mais casuais. Então fique atento não só as cores da padronagem do xadrez, como também no tamanho da padronagem.

O mesmo serve para estampas. Quanto maiores as padronagens das estampas mais casuais elas serão e assim podem ser mais versáteis.

A camisa xadrez é uma peça informal do guarda roupa masculino que serve muito bem se usado com uma calça jeans, mas podendo também ser usada com uma calça de sarja.

Já ouvi falar da camisa xadrez de flanela? Não, Então clique aqui.

Camisa Estampada

Camisa Estampada

A camisa estampada possui diversos tipos de padronagem diferentes, podendo se florida, imagens tropicais, e entre outros desenhos.

A padronagem no caso da camisa estampada pode variar de acordo com o tamanho das imagens que se repetem. A camisa estampada é uma excelente opção para se usar em dias quentes e em ambiente tropicais, como beira de um lago, cachoeira, e etc.

Camisa Jeans

Camisa Jeans

A camisa jeans é uma peça informal que combina muito bem com composições mais rústicas, como uma bela bota de couro e uma calça jeans ou de sarja que não sejam da mesma cor da camisa, para que dessa forma seja possível dar o contraste entre o jeans da camisa e a calça que você estiver usando.Assim não fica parecendo um “conjuntinho jeans”. Muito “combinandinho”.

Aprenda mais sobre ela em um artigo exclusivo e no meu vídeo.

Camisa Polo Lisa

Camisa Polo Preta

A camisa polo é uma das peças de roupa mais comuns e usadas hoje em dia, sendo uma boa opção para ocasiões informais.

Porém, nada de logos muito chamativos, faixas e detalhes na sua camisa polo. Muitos homens usam camisas com essas particularidades, que mais parecem com uniformes de pilotos de fórmula 1, o que tira todo o poder e estilo dela.

Deseja saber mais sobre camisas polo? Leia o artigo O que nunca te contaram sobre camisas polo.

Camiseta gola V

Camisa Gola V

Essa dispensa apresentações, mas talvez você tenha ficado intrigado no motivo de indicar a camiseta gola V em específico.

Essa gola mostra melhor o pescoço e uma parte do peitoral do homem, dessa forma a maneira que o visual do rosto é construído melhora muito, pois a camisa de gola redonda tampa completamente essa região, retirando toda a sensualidade do seu visual.

Portanto, a partir de hoje, tenha também camisetas gola V.

Camisa Henley

CamisaHenley

Também chamada de camisa portuguesa, a camisa henley é uma das peças mais atemporais que existem e também uma das menos comuns.

Usar uma camisa henley vai te dar um destaque especial e muitas pessoas vão te perguntar: “Onde eu encontro uma camisa dessas?”

Quer saber mais sobre as camisas henley? Então leia o artigo.

E se quiser indicações de lojas para comprar, veja este artigo.

Regata

Camisa Regata

A regata é aquela camiseta sem manga que foi feita exclusivamente para usar na praia ou para praticar esportes, por ser uma camisa que permite uma circulação de ar mais fácil pelo corpo.

Ela é uma boa opção para quando você for fazer uma corrida, ir a academia, jogar futebol ou ou numa situação bem casual como por exemplo um bar na beira da praia. Mas tenha muito cuidado para não estar informal demais. Deixe as regatas usadas em ambientes fora do esportivo para quando estiver dominando mais o seu estilo outra atividade.

Mas, lembre-se, nada de usar camisa regata para ocasiões casuais. Deixe para quando estiver indo em clubes aquáticos, piscina, praia, cachoeira, etc.

Níveis de Formalidade

A formalidade de uma camisa pode ser nivelada de acordo com dois fatores: a padronagem e a cor.

Camisas de cores mais claras (considerando o mesmo tecido) são mais formais que as de cores mais escuras. Por exemplo, uma camisa social na cor vinho é menos formal comparada a uma branca.

Outro fator é a padronagem do quadriculado ou da estampa, quanto menor o tamanho do quadriculado ou da estampa de uma camisa, mais formal ela é.

Recapitulando

Camisas em ordem de decrescente de formalidade:

  1. Social Branca
  2. Social Azul clara
  3. Social Azul marinho
  4. Social Preta
  5. Social Xadrez
  6. Camisa estampada
  7. Jeans
  8. Polo lisa
  9. Camiseta gola em V
  10. Camisa henley
  11. Regata

Quer aprender a combinar todas estas peças em um estilo atemporal sem depender de tendências? Conheça o curso online Código Estilo.