Vivemos em um país tropical e extremamente quente, por isso muitas empresas, e até mesmo alguns órgãos públicos, tornaram opcional o uso de trajes formais.

Por tudo isso, os homens brasileiros têm pouco costume de usar roupas formais. Quando precisamos usá-las, é muito comum que possam surgir algumas dúvidas e muitos erros são cometidos.

Se você possui dúvidas na hora de diferenciar e usar o blazer, paletó, terno e costume, esse artigo foi feito para você.

O que você verá no artigo:

Terno

homem sentado usando terno completo com colete

O terno, como o próprio nome já sugere, é composto por 3 peças, sendo elas: o blazer, a calça e o colete. Muitos podem pensar que o terno é a composição apenas do blazer e da calça, o que é totalmente equivocado.

O terno é uma das melhores opções de uso em uma ocasião formal, devendo ser sempre usado com um sapato social e com uma gravata.

Costume

homem usando costume azul marinho

O que você provavelmente tenha achado por bastante tempo se tratar de um terno, na verdade é chamado de costume, que é quando usamos apenas o blazer e a calça. Geralmente, usamos para ir a festas, coquetéis e casamentos, usando uma camisa por baixo.

No Brasil, não costumamos usar o termo costume, mas sim apenas terno. Quando alguém quer referenciar o visual com colete costumam falar “terno completo”.

Sempre use o seu costume com um sapato social, para não quebrar a harmonia do seu visual.

Paletó

homem com paletó preto

O paletó é a peça superior do terno, é a jaqueta que vai por cima do colete quando usamos terno ou por cima da camisa quando usamos o costume.

Para reconhecer um paletó, basta verificar se este possui a lapela, que é o tecido da região do peito voltado para fora.

Blazer

 homem nas montanhas com blazer azul listrado, camisa social branca e óculos de sol

Esse é o item mais informal da lista de hoje, que é uma peça que deve ser usada por cima da camisa ou camiseta, compondo apenas a parte superior do terno. Ele pode ser combinado com uma calça sarja ou jeans e um belo sapato casual.

O blazer é uma das peças “coringa” do guarda roupa masculino, ou seja, ele tem grande versatilidade, podendo ser usado tanto em ocasiões formais (desde que acompanhada pelo terno) quanto em ocasiões informais, como barzinho e boate.

Quando estiver usando um blazer de maneira formal, lembre-se: abotoe o botão quando estiver de pé e o abra quando estiver sentado. Isso vai evitar o efeito “X” que é quando o tecido do blazer fica esticado com ponto de pressão no botão.

Smoking

Homen de smoking com detalhes vermelhos

Este é o item mais formal de toda a lista, geralmente usado em coquetéis e festas de alto padrão ou em premiações.

O smoking é o conjunto formado pelo paletó, calça e a gravata estilo borboleta. A lapela do paletó deve ser feita de cetim para que ela possa ser o mais elegante possível.

Você tinha dúvidas sobre estas diferenças? Conta para gente nos comentários.

Aprenda a diferença de Terno, Paletó, Blazer e Costume de uma vez por todas!
4.9 (98.33%) 24 votos