Você ainda usa aquele pacote de 6 pares de meias que ganhou de presente?

Você se preocupa com a cor e com a aparência de suas meias?

Você sabia que uma meia escolhida de forma errada pode comprometer todo o seu visual?

Se você se identificou com essas perguntas, sem dúvida este artigo foi feito para você.

Meias, um item subestimado pelos homens

homem amarrando sapato social derby preto

As meias podem sim estragar ou complementar um visual. Porém, por pensar que elas ficam escondidas na maior parte do tempo, muitos homens pouco se importam com as meias que estão usando.

Portanto, caso o caimento da sua calça esteja correto, sempre haverá alguma parte, mesmo que pequena, da sua meia que será visível durante uma caminhada ou principalmente quando você estiver sentado.

A maioria dos homens não se preocupa com as meias que estão usando e às vezes nem com o tipo de tecido, por isso é importante ficar atento a alguns detalhes:

Cor: combinar com a cor da calça é uma forma de simplificar. Porém, você também pode combinar com o calçado. Evite cores contrastantes, estampadas ou com listras muito grandes e extravagantes, porque causam um efeito infantilizado no seu visual.

Além disso, as meias brancas são os maiores erros dos homens. Elas causam um péssimo efeito no visual.

Saiba como usá-las da forma correta lendo meu artigo “Meias brancas: como evitar que elas estraguem seu visual”.

Tecido: se for possível, escolha as de fibras naturais como algodão, lã ou casimira mista, porque absorvem muito mais a umidade, o que diminui a probabilidade de pés suados. Além disso, tecidos muito flácidos podem acumular pano em volta do sapato, o que deixa um aspecto muito ruim no sapato, como em algumas imagens acima.

Espessura: meias grossas com tênis esportivos para praticar atividades físicas, os sapatos pedem as finas sociais e o meio termo para os tênis casuais.

Tamanho e composição: usar uma meia muito grande com uma bermuda traz um efeito muito negativo para o seu visual, da mesma forma que uma meia muito curta em um terno. Evite que a meia esteja curta a ponto de ao estar sentado sua perna esteja descoberta e todos vejam sua pele.

Meias masculinas para cada ocasião

homem ajeitando a meia do sapato social

Existem meias para diversas ocasiões, mas o tipo vai depender do sapato e da calça que você esteja usando. Veja as combinações mais comuns:

Terno e composições formais: Meia longa, com tom de cor igual ou próximo da calça ou do sapato, com um tecido mais elástico para proporcionar aderência à perna.

Bermuda e tênis: uma meia cano curto de algodão é o ideal. A cor da meia deve ser próxima ao tênis, mas também podem ser usadas meias invisíveis que não aparecem quando usamos um tênis.

Dockside ou Loafer: Quando usamos um Dockside ou Loafer, podemos usar um tipo muito específico de meia, que é a meia invisível. Esse tipo de meia é ideal para esses calçados, pois protege o calçado e não fica visível na parte superior. Ou então não usar meia, caso você não tenha problemas de sudorese nos pés.

Esportes e atividades físicas: esta é a ocasião na qual você pode usar meias brancas. O tamanho e padrão são definidos a partir do esporte a ser praticado, como academia, futebol ou uma simples caminhada. Mesmo assim você ainda pode usar meias de outras cores que não sejam brancas.

Lembre-se, este acessório deve ser discreto e harmônico no seu visual, por isso ele deve estar harmonizado com a calça e com o sapato, afinal, a atenção deve estar voltada para o seu belo calçado , não em uma meia extremamente colorida e extravagante.

Regra prática

Se você quer simplificar o uso de meias, então:

  • Use meias cinza para calçados claros;
  • Use meia preta para calçados escuros;
  • Use meias brancas somente para prática de esportes.

Na dúvida, use meia cinza.

Gostou desse artigo? Compartilhe com aquele seu amigo que ainda usa meias brancas com calça jeans.

Como usar meias masculinas de forma elegante
4.4 (88.89%) 9 votos