Entenda uma coisa: nenhum homem nasce estiloso. É preciso muito esforço e dedicação para se tornar um cavalheiro, um expert na arte de vestir-se de forma elegante e atemporal.

O estilo atemporal é um hábito a ser cultivado e não uma cultura, ao contrário do que se pensa.

Suas escolhas de moda são guiadas por certos princípios que ao longo do tempo se tornam uma segunda natureza, mas se suas escolhas de estilo foram ruins até aqui, fique tranquilo, toda rotina pode ser alterada.

Os hábitos necessários para a construção de um estilo atemporal não são difíceis de serem cultivados. De fato, qualquer homem que aplicar os princípios básicos de estilo dos quais eu sempre falo terá seu estilo melhorado em níveis que ele sequer imaginou…

Se você optar pelo estilo ao invés da moda, eu te garanto que suas escolhas se tornarão uma parte subconsciente de sua rotina diária e nunca mais você será vítima dos modismos passageiros.

Confira a seguir 11 escolhas diárias de estilo feitas por homens que são referência em elegância que se tornaram hábitos.

1° Hábito de Estilo: Sinta-se confortável no que estiver vestindo.

Há duas partes na equação de conforto no que diz respeito à roupa, são essas:

Esteja confiante no que você veste.

Homens elegantes praticam ser o homem mais bem vestido do ambiente. Isso porque experiência e o reconhecimento só vêm com a prática.

Ao longo do tempo, a confiança adquirida através dessa prática simples permite que eles se sintam confortáveis em trajes elegantes. E, acredite, esta prática é usual tanto para estilo quanto para qualquer outra ação necessária para construção do conforto.

Um homem inteligente entende que sua aparência é um reflexo de seus valores fundamentais, sua família, seu trabalho e seu estilo de vida. Portanto, ele se veste de maneira que se adapte a esses fatores.

Preço e valor são coisas diferentes, faça escolhas conscientes.

Homens elegantes não são financeiramente controladores quando se trata de estilo. E, fique tranquilo, isso não significa que para vestir-se bem você tenha necessariamente que gastar rios de dinheiro… Na verdade, é justamente o contrário.

Homens de estilo nunca tentam economizar um “dinheiro rápido” que vai custar-lhes muito mais a longo prazo. Mesmo que um item de vestuário seja marcado com um desconto de 90% eles não se incomodam de não comprá-lo se ele não se encaixa em seu guarda-roupas atemporal.

O real valor de uma roupa é refletido no quanto você a usa. As roupas de melhor fabricação custam um pouco mais que as fabricadas com tecidos inferiores, mas além de muito elegantes, elas são confortáveis e, consequentemente, se tornam os itens mais usados em seu guarda-roupas.

2° Hábito de Estilo: Vista-se de acordo com o seu corpo, eventos, clima e sua personalidade.

Homens elegantes nunca são governados pela vaidade.

Cavalheiros de verdade não permitem que seu senso de julgamento seja superado pelas atuais tendências de moda.

Eles são sensíveis em suas escolhas porque entendem o que se adéqua ao seu tipo de corpo, aos eventos que devem atender, ao clima do local onde moram e trabalham e, claro, ao seu estilo de vida…

O Clima: Vista-se adequadamente de acordo com o clima.

Características Naturais: Você é alto ou baixo? Use roupas que ressaltem os seus melhores atributos e não roupas que te façam parecer um gigante ou um anão.

Adequação: Vista-se adequadamente para o evento ou ocasião que estiver participando.

3° Hábito de Estilo: Tenha um alfaiate de confiança.

É preciso um alfaiate habilidoso para ajustar ou até mesmo criar um traje elegante que se encaixe perfeitamente em seu corpo.

Um homem de estilo compreende a importância de um alfaiate hábil e faz o esforço para construir uma amizade com um que ele confie, visto que seus serviços sempre serão necessários.

Ajuste a sua roupa, mesmo sendo nova. É raro, quase impossível, encontrarmos peças que nos caibam perfeitamente, sem sobrar ou faltar pano em nenhuma parte, por isso, tenha em mente que a sua roupa deve se adequar perfeitamente ao seu corpo e se não o fizer, deverá ser ajustada.

De ternos até roupas casuais e jeans, há exceção apenas para blusas e shorts ou bermudas esportivas.

Lembre-se que suas roupas devem estar a serviço do seu corpo, nunca o contrário.

4° Hábito de Estilo: Tenha um barbeiro (ou cabeleireiro) de confiança.

Conheça o seu cabeleireiro ou seu barbeiro. Reserve uma data específica do mês, todos os meses, para fazer a manutenção do seu corte de cabelo. Se você puder, proponha ao profissional o pré-pagamento (e talvez até consiga um desconto) para que assim você seja obrigado a comparecer, sem desculpas ou adiamentos.

Não seja desleixado com sua própria aparência, lembre-se que estilo não é só o que você veste. Não espere até que em uma manhã você perceba que precisa de um corte de cabelo, mas é tarde demais porque você tem uma entrevista na mesma manhã. Numa situação como essa, você pode acabar com um corte ruim, gastar muito em um salão caro e ainda sim sair de lá insatisfeito ou acabar com um barbeiro que não sabe que estilo de cabelo combina com você.

5° Hábito de Estilo: Cuidado com a manutenção das roupas.

Lavagem, secagem, prensagem, reparação e limpeza dos sapatos.

Um homem elegante sabe lavar suas próprias roupas. Especialmente itens delicados como suéteres.

Opte pelo uso da máquina de lavar sempre que as peças permitirem porque isso economiza tempo e energia.

Eu, por exemplo, lavo todas as minhas camisas juntas uma vez por semana e as deixo secar naturalmente ao sol. Este hábito me poupa tempo e garante que todas as minhas camisas estejam prontas para o uso de uma só vez.

Botões quebrados? Aposto que assim como a maioria dos homens, você não quer ter que lidar com um problema como esse quando você está atrasado para o trabalho.

Roupas desalinhadas ou amassadas e sapatos sujos? As manhãs em que você acorda atrasado são provavelmente a pior hora para cuidar destes detalhes… Para não passar por situações como estas, lustro todos os meus sapatos uma vez a cada 2 semanas.

Se você tiver condições para tal, envie seus sapatos para a limpeza e contrate alguém para passar e alinhar suas roupas. Caso contrário, comece a efetuar a manutenção deles você mesmo pelo menos uma vez por semana.

6° Hábito de Estilo: Tudo tem o seu lugar.

A elegância não se restringe às roupas que você usa…

Ser elegante começa com decisões simples como ter um lugar dedicado para armazenamento das suas roupas, seus sapatos e outros acessórios…

Tenha um lugar exclusivo onde todas as suas roupas, sapatos e acessórios sejam armazenado de modo que você encontre tudo com facilidade sempre que precisar.

Outra observação importante é que é essencial ter um espaço especialmente dedicado para realizar tarefas simples, como lustrar seus sapatos, isso torna mais fácil concluí-las em menor tempo.

7° Hábito de Estilo: Custo X Durabilidade: Saiba quanto realmente vale a sua roupa.

Comprar roupas de boa qualidade é melhor do que comprar algo com desconto que seja usual apenas para o momento ou para a estação.

Os homens elegantes fazem a si mesmos uma pergunta direta: “é esta é uma peça que cabe no guarda-roupa atemporal?”

Pergunte-se… Isso será elegante daqui a 5 anos? Se um item custa mais de R$ 500, você deve avaliar os elementos de sua produção, checar se existem avaliações sobre o produto e, tendo em mãos estas informações, fazer um balanço entre custo X durabilidade e só assim você deverá tomar a sua decisão de compra.

Lembre-se sempre que o valor de uma peça de vestuário é representado pelo número de desgaste ponderado contra o custo.

8° Hábito de Estilo: Versatilidade e conforto são tão importantes quanto o estilo.

Versatilidade e conforto nunca devem ser sacrificados por conta da moda. Crer que só porque o uso de uma peça é uma boa ideia só porque esta escolha está “em alta” faz de você não um homem elegante, pelo contrário, o torna um escravo das tendências.

Use a roupa como uma capa (função) e certifique-se que se sente bem (conforto), prestando atenção à terceira parte da equação: a importância da estética na sociedade moderna.

Seu estilo e aparência afetam as interações humanas básicas, um guarda-roupa atemporal nunca o põe em situações desconfortáveis em que você se sente como se não se encaixasse ou pior, como se fosse um destaque negativo em qualquer ambiente no qual esteja inserido…

Há uma grande diferença entre vestir-se com estilo e apenas cobrir-se.

9° Hábito de Estilo: Pré-defina os detalhes.

Pré-definir os detalhes o leva a pensar fora do processo.

Planeje sua roupa na noite anterior. Posicione seu relógio e, carteira e cartões de visita (se for o caso) e outros acessórios junto com a roupa. A pré-configuração de alguns destes detalhes irá garantir que tudo que você tenha a fazer seja se jogar em seu casaco ou blazer antes de sair pela porta.

10° Hábito de Estilo: Elogie livremente, mas reserve os conselhos de estilo para quando forem solicitados.

Reserve os conselhos de estilo somente para quando forem solicitado.

Recentemente, eu estava com um amigo em um lugar público, enquanto nós estávamos interagindo, um estranho estendeu a mão e endireitou o laço do meu amigo, completamente inconsciente de que meu amigo tinha intencionalmente usado o seu laço ligeiramente torto (os italianos têm uma palavra para isso (sprezzatura)… Essa foi uma situação completamente constrangedora.

Não seja o cara irritante que empurra suas convicções e lições de estilo sobre alguém sem que essa pessoa peça. Isso é deselegante e causa situações extremamente constrangedoras para ambos os lados.

Ao invés disso, ao notar alguém que é estiloso ou que se destaca em termos de estilo no ambiente no qual você está, verbalize a sua apreciação, dirija um elogio de forma atenciosa.

11° Hábito de Estilo: Desapegue daquilo que você não usa mais.

Use uma fórmula simples: Para cada compra de roupa nova você faz, doe uma peça mais antiga do seu guarda-roupas.

Desta forma, o seu guarda-roupa fica limpo e versátil, garantindo que suas escolhas diárias sejam mais hábeis, rápidas e, é claro, elegantes.

Ninguém quer vê-lo em público vestindo suas camisas desgastadas e esfarrapadas da faculdade.

Lembre-se sempre: Nossos hábitos moldam nossas vidas.

Esse conteúdo foi útil para você, cavalheiro?

Cavalheiro, primeiro, saiba que ler esse conteúdo conteúdo até o fim é apenas um dos importantes passos na caminhada da construção de um estilo poderoso e de destaque. Parabéns pelas iniciativa de questionar aquilo que é comum e querer expressar sua personalidade através do estilo!

Os 11 hábitos listados acima são apenas um ponto de partida. Estilo atemporal e elegância são resultado da combinação de diversos fatores projetados para economizar tempo, finanças e poupar você de momentos embaraçosos.

Espero que você use essas dicas para construir um estilo poderoso!

E se você quer saber como homens comuns adquiriram poder e prestígio através de uma mudança poderosa e definitiva de estilo e hoje fazem parte de um seleto grupo de homens elegantes, que alcançaram outro nível, clique aqui para saber mais.

Sua opinião é essencial para mim!

Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!