Enjoou do seu corte de cabelo? Seu barbeiro cometeu algum erro com a tesoura? Ou, simplesmente, você está procurando algo para variar um pouco o seu estilo?
Por que não usar uma das opções mais atemporais e clássicas de todos os tempos: um bom e velho chapéu?
Pensando nisso, criamos um artigo especial para apresentar os “quatro tipos de chapéus atemporais e de estilo”.
Continue lendo para saber qual combina mais com você.
Chapéu Panamá
O chapéu Panamá é, sem dúvidas, um dos mais clássicos, populares e comentados de todo o mundo. Sua versão original é fabricada na região do Equador e não no Panamá, como muitos pensam.
Usando a palha de cor clara, esse chapéu é excelente para ser usado em dias quentes e em climas tropicais. A sua estrutura faz com que ele seja extremamente fresco e respirável.
Esse chapéu se tornou um ícone da moda masculina quando começou a ser usado por muitos famosos do século passado, como o presidente Theodore Roosevelt. Também foi bastante utilizado durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Se você vai fazer uma visita à praia, algum clube ou lugar quente, como a maioria dos locais do Brasil, usar um chapéu Panamá é uma boa opção quando combinado com roupas de verão, como, por exemplo, bermudas, camisetas e até um jeans.
Chapéu Fedora
O Chapéu Fedora é aquele que tem a copa em formato de um “C” e a sua parte frontal é levemente puxada para parte da frente. Originalmente, esse chapéu era feito de feltro, mas hoje é possível encontrar versões mais “tropicais” dele, sendo estes feitos de palha.
Esse tipo de chapéu é muito elegante e ao mesmo tempo versátil, você pode comprar uma cor mais escura para usar em looks formais. Assim como, pode optar por um chapéu que tem o mesmo formato de um Fedora, só que feito de palha, podendo ser usado no barzinho com os amigos.
As combinações são infinitas, mas, cuidado com o material que você vai usar… Em dias frios use um de feltro.
Chapéu Pork Pie
Esse tipo de chapéu voltou à tona e ficou muito conhecido por causa da famosa série Breaking Bad. No entanto, esse estilo de chapéu é usado há muito mais tempo do que se imagina, adicionando charme e elegância aos homens.
Conhecido no Brasil como chapéu coco, o chapéu Pork Pie é uma opção muito jovial. Eles possuem uma copa redonda e as bordas pequenas e voltadas para parte de cima, seu material predominante é o feltro.
Esse chapéu pode ser usado em visuais informais e formais, sendo bastante versátil. Porém, pode incomodar um pouco em dias muito quentes.
Boina
As boinas foram criadas na Inglaterra, houve uma época em que todos os homens eram obrigados a usar uma boina nos domingos e feriados, medida usada para estimular o consumo de lã.
Depois de um tempo, a medida foi suspensa, mas um item tão elegante como este não caiu em desuso.
A boina é um item muito versátil e estiloso, excelente para ser usado durante o inverno e nos dias frios, combinados com peças de roupa informais.
Atenção, nunca use a sua boina com a aba voltada para trás, sempre para frente.
Gostou desse artigo, cavalheiro? Então, fique por dentro de mais dicas sobre moda masculina, elegância e estilo. Siga meu Instagram @albertosolon.
Oi cavalheiro,
o que você achou do artigo? Deixa um comentário.