Os sapatos sociais com fivelas podem ser encontrados em dois modelos diferentes: com fivela dupla e fivela simples.

Atualmente, os modelos com fivela dupla estão mais em alta do que os de fivela simples, mas os dois são de igual modo, muito bonitos e estilosos.

Este tipo de sapato é também chamado de monk strap, que de acordo com a história, tem este nome em referência aos monges do século XVIII, que os usavam e que acabaram por difundi-lo.

Para reconhecê-lo é fácil, pois, não possui cadarços e sim, fivelas na lateral, bem próximos ao peito do pé.

Todos nós sabemos que quando o quesito é variedade de modelos de sapatos, nós não temos tantos quanto às mulheres, mas, os que temos podem e devem ser usados com muito estilo. Sapatos, quando usados corretamente transmitem bom gosto refinamento e é por isso que muitas pessoas dizem que “se conhece o homem pelo sapato que usa”.

No caso deste modelo em especial, se você não gosta muito ou acha ultrapassado, não se preocupe; os modelos de sapatos sociais com fivelas são muito versáteis, e você pode sim, encontrar aquele que mais combine com seu estilo e gosto. Confira:

1) Como usar sapatos sociais com fivelas duplas

 

Este é o modelo mais procurado e usado no momento, como dito anteriormente. Porém, o mais importante é saber que independente da quantidade de fivelas que tiver, ele pede sempre um traje esporte fino, ou seja, variando entre o formal e o informal.

O de fivela dupla, por exemplo, dá para ser usado com terno, calça jeans, calça caqui ou qualquer outro traje, desde que esteja, repito, entre o formal e o informal.

Um detalhe muito importante também é o desenho do sapato. Na hora de adquirir, observe principalmente a ponta; ela não pode ser muito bicuda, nem muito redonda, e muito menos quadrada.

No mais, não pense que a moda do sapato com fivela dupla vai passar; pelo contrário, eles são sapatos elegantes e qualquer sapato sofisticado nunca sai de moda.

2) Como usar sapatos sociais com fivela única

Os sapatos sociais com fivela única estão voltando com força total.

Agora, você sabe qual o bom de usar um sapato assim? Eles te conferem destaque em meio a “manada”.

Para combiná-lo com um look completo, não se esqueça de escolher também as meias adequadas.  Para isso, basta seguir as orientações básicas de uso desta peça, que é escolhê-las de acordo com a cor do sapato e da roupa, simples assim.

Leia também: Meias Brancas: Como evitar que elas estraguem o seu visual

3) Sapatos sociais com fivela e terno: a combinação ideal para o homem de estilo

Se for usar sapato com fivela combinando com terno, o ideal é que não se use gravata e que o sapato não seja muito chamativo para não roubar toda a atenção. O ambiente também não deve ser muito formal.

No período de inverno, eles são uma ótima opção para se juntarem a peças como jaquetas e cachecóis.

Os que são envernizados também, só devem ser usados à noite, nada de usar sapato social com fivela brilhoso durante o dia. E no caso de produções mais casuais, descontraídas, opte sempre por um modelo feito de camurça.

A combinação só com camisa social também é muito estilosa, bonita e de bom gosto.

O detalhe principal aqui é não usar sapato de camurça com terno, ele é menos informal, e por isso, não combina.

4) Como cuidar de sapatos sociais com fivela

  • Sapatos sociais geralmente são feitos de couro, o que facilita a sucção do suor dos pés. Por isso, não o use mais de um dia seguido; deixe-o descansar em local ventilado.
  • Lembre-se de guardá-lo em local seco e em um recipiente que seja do mesmo tamanho ou maior, para evitar as dobras.
  • Limpe-o com um pano apenas úmido; não o lave.
  • Se for passar creme ou graxa, utilize produtos que tenham água como base e não querosene, caso contrário, o couro ficará ressecado com o tempo.

Gostou desse conteúdo?

Agora você já sabe quais são as principais premissas de como usar o sapato social com fivela como um trunfo de estilo…

Espero que você use essas dicas para construir um estilo poderoso!

E se você quer saber como homens comuns adquiriram poder e prestígio através de uma mudança poderosa e definitiva de estilo e hoje fazem parte de um seleto grupo de homens elegantes, que alcançaram outro nível, clique aqui para saber mais.

Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!