A elegância começa pelos pés: sapatos masculinos elegantes
4.5 (90%) 4 votos

Após passar vários anos usando o mesmo sapato preto de bico quadrado, Rafael se sentia cafona, sem estilo e sem destaque. Ele estava com toda razão, afinal, estes modelos pretos de bico quadrado não são sapatos masculinos elegantes e são capazes de arruinar qualquer visual.

Até que um dia, ele descobriu que existiam vários tipos de sapatos muito mais elegantes e diferentes do convencional, depois disso, ele nunca mais foi o mesmo. Agora ele transmite poder e uma imagem elegante por onde ele passa.

Quer saber quais são os modelos que Rafael descobriu? Então, leia esse artigo até o final.

Sapatos Pretos de Bico Quadrado – Pare de usar

Sapato social preto de bico quadrado

Sapato social oxford preto de bico quadrado

É verdade que grande parte dos homens, principalmente os mais jovens, não gostam de usar sapatos.  mas geralmente isso acontece porque as pessoas não conhecem os verdadeiros sapatos bonitos.

A maioria das pessoas está acostumada com os sapatos de bico quadrado, nada estilosos e capazes de arruinar qualquer visual.

Vou te apresentar 3 motivos para você parar de usar esse tipo de sapato para sempre:

#1 – Possui um aspecto ordinário.

#2 – Todo mundo usa, então não faz você se destacar de outros homens.

#3 – Tira o seu poder.

sapato social derby marrom bico redondo

Sapato Social modelo derby com bico redondo

Agora é chegada a hora de aprender quais são os sapatos que vão transmitir a sensação de sucesso que você deseja passar para as outras pessoas.

Sapato Derby

sapato casual derby de camurça com bico redondo

Sapato casual derby de camurça com bico redondo

Créditos: Louie

O sapato Derby é um dos mais clássicos e um dos mais antigos tipos de sapatos, criado em meados do século XIX para retirar os homens da ditadura das botas, ele é perfeito para o ambiente de trabalho ou até mesmo para ocasiões especiais.

Existem opções mais formais, como o sapato Derby preto e na cor marrom/café feitos de couro, ao mesmo tempo que existem opções mais casuais, como os de couro nobuck e em camurça com solado de borracha.

Para diferenciar um sapato Derby dos demais, basta verificar que os seus cadarços ficam presos em abas laterais separadas da maior peça do sapato.

Não importa a sua idade, um sapato Derby sempre vai cair bem, desde que você saiba usá-lo na ocasião correta.

Sapato Oxford

sapato social oxford preto de bico redondo

Sapato social oxford preto de bico redondo

Créditos: Louie

O sapato Oxford surgiu na mesma época do Derby, a diferença entre eles está no cadarço. No caso do sapato Oxford, o cadarço fica preso diretamente nas laterais do sapato, dando um toque um pouco mais formal.

Vale ressaltar que o sapato Oxford preto é extremamente formal, por este motivo talvez não seja muito interessante para pessoas mais jovens. Porém, é uma excelente opção para entrevistas de emprego.

Existem outros modelos de cores diferentes, como marrom médio e café, você pode combinar cores de forma que seja possível usar esse sapato em ocasiões casuais ou em dias frios.

Sapato Asa de Águia (Ponta de Asa)

Sapato social Brogue (ponta de asa) com bico redondo

Sapato social Brogue (ponta de asa) com bico redondo

Créditos: Pinterest

Sapatos Asa de águia são aqueles que apresentam esse “desenho” em sua estrutura onde a costura do sapato parece formar o desenho de uma asa de águia, por isso o seu nome tão incomum.

São sapatos clássicos e atemporais, você pode usar um sapato desses daqui 30 anos que ele vai estar na “moda”, afinal é um estilo de sapato atemporal.

Da mesma forma que os outros, também podem ser usados em ocasiões informais, desde que combinado com a composição certa de peças.

Outros Tipos de sapatos – Infográfico Bônus

Também existem outros tipos de sapatos, o Brogue, Monk Strap, Loafer e algumas variações que se aproximam de um sapato, como os docksides e mocassins. Estes 2 últimos por sua vez são peças mais informais, já o Brogue e o Loufer pedem uma ocasião um pouco mais formal.

Que tal uma revisão rápida? Dê uma olhada no nosso infográfico sobre sapatos.

infográfico

Agora que você já conhece diferentes estilos de sapatos muito mais bonitos do que os que vemos por aí, o que está esperando para adquirir o seu primeiro Derby? Ou Oxford?

Se você era daquele tipo de pessoa que torcia o nariz para os sapatos, não se preocupe, você provavelmente não teve contato com os tipos de sapatos mencionados acima. Adquira seu primeiro sapato casual e espere um pouco para ouvir o elogio das outras pessoas.

Este artigo foi útil para você? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos, vamos divulgar o estilo atemporal para os homens de todo o Brasil.