Manual Completo da Gravata: 8 dicas para usar corretamente
Avalie este artigo

A gravata slim se tornou um item obrigatório no guarda-roupa masculino devido à sua versatilidade.

Aliás, elas de um modo geral, sempre foram objetos indispensáveis desde tempos remotos. Para ser bem realista, é difícil imaginar um homem que não tenha pelo menos uma em seu armário.

Neste artigo, você receberá dicas valiosas e práticas de como usar gravata com estilo e se destacar positivamente através de uma boa coordenação entre gravatas e demais peças. Para usar sem medo de errar, vá em frente, cavalheiro, siga as dicas abaixo que selecionei especialmente para você:

Introdução

Atualmente, cada vez mais se torna maior o número de homens que optaram por peças ajustadas ao corpo, favorecendo seus melhores atributos, e uma das principais peças a abandonarem o velho modelo de peças super largas é o terno.

Graças a essa mudança, as gravatas também se modernizaram e têm deixado pouco a pouco para trás o modelo largo e estampado que não serve à realidade do homem de estilo que é um referencial em minimalismo.

Há cerca de 10 anos o tamanho padrão da gravata era de 8 a 9, 5 cm; agora, é possível encontrá-las com tamanho de até 4 cm, a chamada gravata slim.

A gravata slim é excelente, pois possui uma versatilidade que a de tamanho maior não tem.  Ela pode, por exemplo, ser usada com diversos tipos de looks e em eventos cotidianos, inclusive diurnos. Para isso, é preciso saber combiná-la bem, tendo como principal foco as cores, tanto da roupa, quanto do acessório.

A princípio, é possível dizer que ela combina com jeans, colete, blazer, camisa estampada, e indicada a todo cavalheiro que deseja ser reconhecido e se tornar um referencial por seu bom gosto e estilo…

1) Gravata: Com que traje usar?

Apesar de a gravata slim combinar com quase todos os tipos de roupa, ela fica melhor com trajes mais ajustados ao corpo, e no caso do terno, eles devem ter lapelas estreitas, pois se estas forem grossas, o contraste ficará evidente. É tudo uma questão de proporção, de harmonia.

2) Cores e Estampas:

Se você gosta de cores quentes, separe as de cor dourada e marrom para eventos mais formais como casamentos e reuniões; agora se você é um cavalheiro diurno, as de cor rosa e vermelha são ótimas para este horário.

No caso das estampas, elas devem ser escolhidas de acordo com a ocasião. Se você irá a um lugar que exige formalidade, então escolha as gravatas com microestampas; sempre que possível, dê preferência a listras.

Já em relação às cores frias; essas são super versáteis e combinam com qualquer visual. Cores como cinza, azul escuro, preto e marrom ainda lideram a lista das mais usadas.

Depois disso tudo, se ainda assim você estiver em dúvida, invista no preto. Com esta cor não tem erro.

3) Comprimento:

Este é um ponto muito discutido e controverso; afinal, qual a altura exata em que se deve usar a gravata? A resposta é simples: até a ponta da fivela do cinto, menos ou mais do que isso configura erros graves que refletem em todo o visual.

4) Tipo físico:

Para pessoas com porte físico mais avantajado (musculosas ou acima do peso), a gravata slim pode ser interessante também.

Talvez você pense que ela pode ficar desproporcional em relação ao corpo, mas isso pode ser resolvido usando roupas com caimento ideal, ou seja, não muito largas tampouco muito apertadas, ok?

5) Combinando a gravata com camisa:

Não há combinação mais básica e coringa do que esta. Só tenha em mente que, quando usar uma camisa estampada a gravata deve ser lisa, e da mesma forma ao contrário.

Outra combinação que fica incrível é tom sobre tom. Cavalheiro, você deve experimentar essa combinação, posso garantir que imediatamente você verá como fica poderoso.

6) Combinando a gravata com terno:

Esta combinação é clássica. Diga: quando você pensa em terno uma das primeiras coisas que vem à sua mente além da roupa não é a gravata?

Para eventos formais, gravata de cor neutra e lisa, para eventos informais, estampas leves e pequenas ou xadrez.

7) Gravata com colete:

Poderosa! Esta é a definição para gravata slim com colete. Uma dica é: use a gravata da mesma cor da calça e o colete de cor mais clara. Este último pode ser de sarja, de alfaiataria ou jeans. Nos pés, um sapato mocassim.

 

Esse conteúdo foi útil para você, cavalheiro?

Cavalheiro, primeiro, saiba que ler esse conteúdo conteúdo até o fim é apenas um dos importantes passos na caminhada da construção de um estilo poderoso e de destaque.

Parabéns pelas iniciativa de questionar aquilo que é comum e querer expressar sua personalidade através do estilo!

Depois dessa leitura, você tem em mãos o conhecimento necessário para usar gravata com estilo, segurança e extremo bom gosto, em qualquer ocasião que desejar…

Espero que você use essas dicas para construir um estilo poderoso!

E se você quer saber como homens comuns adquiriram poder e prestígio através de uma mudança poderosa e definitiva de estilo e hoje fazem parte de um seleto grupo de homens elegantes, que alcançaram outro nível, clique aqui para saber mais.

Sua opinião é essencial para mim!

Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!