Como usar e escolher cintos masculinos?
4.4 (88.57%) 7 votos

Está com dificuldade na hora de combinar e escolher o material certo do seu cinto?

É muito comum surgirem erros na hora de escolher as cores, saber o melhor material e também a espessura do seu cinto. Pensando nisso, foi preparado esse artigo com a intenção de te mostrar alguns mitos, verdades e erros comuns que os homens cometem ao escolher essa peça.

Então, continue lendo esse artigo para saber mais.

Erros no uso de cintos

close no cinto de fivela de um homem usando calça jeans e camisa social xadrez

Acessórios são um tempero do seu visual. No entanto eles não podem chamar muita atenção e acabar com a sua elegância, entrando em conflito com todo o resto do seu visual.

Por isso é muito importante usar fivelas mais discretas e pouco chamativas, justamente para não tirar a atenção da composição geral e parecer meio fora do contexto. Portanto, quanto menos chamativa for a sua fivela, mais atemporal e elegante ela será.

Atente-se também aos detalhes presentes no couro, que também podem comprometer o cinto.

Então, opte por fivelas mais simples, sem nenhum brasão ou desenho. Dê preferência a uma fivela simples com duas peças de metal como na imagem abaixo.

Como escolher um cinto do tamanho certo

close na fivela de metal de um cinto de couro preto em cima de uma calça jeans

Quando falamos em tamanho de um cinto, estamos nos referindo a sua largura e também a sua espessura vistos pela cintura. Evite cintos muito grossos, além do que eles não se adequam a todos os tipos de calças.

Quanto ao tamanho do cinto, sempre opte por cintos que possam ser ajustados sem a necessidade de fazer um furo adicional, o que pode deixar o seu cinto danificado. Se realmente for necessário fazer isso em um cinto que você ganhou ou que você já tem, procure um sapateiro para fazer o ajuste. O ideal é esse encurtamento do cinto ser feito no lado da fivela e não acrescentando muitos furos. Se não quiser fazer o encurtamento pela fivela (no sapateiro) produza apenas um furo a mais no máximo.

E nunca adquira um cinto que está muito pequeno, ele tem que medir, no mínimo, um palmo de distância a mais depois da primeira volta na cintura.

Qual melhor material e combinações?

close na fivela de um cinto de couro marrom de um homem usando camisa social e blazer por cima

O cinto deve dar um charme a mais no seu visual, sem parecer muito destacado. No entanto, também não é necessário que ele fique totalmente discreto na sua composição. Nesse caso, opte por cores pouco contrastantes com a sua calça.

Quanto ao material, evite couros sintéticos e imitações. É muito provável que ele se desgaste em poucas semanas e até nos primeiros usos, material de couro legítimo não “craquelam” facilmente com o uso.

Preste também muita atenção à montagem do cinto, se este de fato está preso de maneira firme e se é possível ajustá-lo, caso ele se solte.

Então, recapitulando… Ao comprar seu cinto, evite fivelas muito chamativas, verifique a qualidade do material e atente-se ao contraste com a sua calça

Gostou desse artigo, cavalheiro? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos e contribuir distribuindo esse conhecimento.