Como usar chapéus masculinos atemporais
4.9 (97.14%) 7 votos

Enjoou do seu corte de cabelo? Seu barbeiro cometeu algum erro com a tesoura? Ou, simplesmente, você está procurando algo para variar um pouco o seu estilo?

Por que não usar uma das opções mais atemporais e clássicas de todos os tempos: um bom e velho chapéu?

Pensando nisso, criamos um artigo especial para apresentar os “quatro tipos de chapéus atemporais e de estilo”.

Continue lendo para saber qual combina mais com você.

Chapéu Panamá

homem usando chapéu panamá

O chapéu Panamá é, sem dúvidas, um dos mais clássicos, populares e comentados de todo o mundo. Sua versão original é fabricada na região do Equador e não no Panamá, como muitos pensam.

Usando a palha de cor clara, esse chapéu é excelente para ser usado em dias quentes e em climas tropicais. A sua estrutura faz com que ele seja extremamente fresco e respirável.

Esse chapéu se tornou um ícone da moda masculina quando começou a ser usado por muitos famosos do século passado, como o presidente Theodore Roosevelt. Também foi bastante utilizado durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Se você vai fazer uma visita à praia, algum clube ou lugar quente, como a maioria dos locais do Brasil, usar um chapéu Panamá é uma boa opção quando combinado com roupas de verão, como, por exemplo, bermudas, camisetas e até um jeans.

Chapéu Fedora

homem usando chapéu fedora

O Chapéu Fedora é aquele que tem a copa em formato de um “C” e a sua parte frontal é levemente puxada para parte da frente. Originalmente, esse chapéu era feito de feltro, mas hoje é possível encontrar versões mais “tropicais” dele, sendo estes feitos de palha.

Esse tipo de chapéu é muito elegante e ao mesmo tempo versátil, você pode comprar uma cor mais escura para usar em looks formais. Assim como, pode optar por um chapéu que tem o mesmo formato de um Fedora, só que feito de palha, podendo ser usado no barzinho com os amigos.

As combinações são infinitas, mas, cuidado com o material que você vai usar… Em dias frios use um de feltro.

Chapéu Pork Pie

homem usando chapéu pork pie

Esse tipo de chapéu voltou à tona e ficou muito conhecido por causa da famosa série Breaking Bad. No entanto, esse estilo de chapéu é usado há muito mais tempo do que se imagina, adicionando charme e elegância aos homens.

Conhecido no Brasil como chapéu coco, o chapéu Pork Pie é uma opção muito jovial. Eles possuem uma copa redonda e as bordas pequenas e voltadas para parte de cima, seu material predominante é o feltro.

Esse chapéu pode ser usado em visuais informais e formais, sendo bastante versátil. Porém, pode incomodar um pouco em dias muito quentes.

Boina

homens usando boina

As boinas foram criadas na Inglaterra, houve uma época em que todos os homens eram obrigados a usar uma boina nos domingos e feriados, medida usada para estimular o consumo de lã.

Depois de um tempo, a medida foi suspensa, mas um item tão elegante como este não caiu em desuso.

A boina é um item muito versátil e estiloso, excelente para ser usado durante o inverno e nos dias frios, combinados com peças de roupa informais.

Atenção, nunca use a sua boina com a aba voltada para trás, sempre para frente.


Gostou desse artigo, cavalheiro? Então, fique por dentro de mais dicas sobre moda masculina, elegância e estilo. Siga meu Instagram @albertosolon.