Aprendendo a se vestir como Harvey Specter
5 (100%) 3 votos

Cavalheiro, você conhece a série Suits? Provavelmente, sim, mas caso não conheça, vou te passar um resumo rápido: A série conta a história de um rapaz irresponsável que sem querer é contratado por uma reconhecida firma de advocacia pelo seu jeito malandro de resolver as coisas.

Lá que ele encontra um mentor, o homem que o contratou, um advogado de sucesso chamado Harvey Specter.

Este personagem, por sua vez, é um destaque de poder na série porque ele trata diretamente com a sócia majoritária da empresa, tem os melhores e maiores clientes, além de ser escalado sempre para casos de maior dificuldade justamente por inspirar confiança o suficiente para fazer clientes e sócios acreditarem em seu potencial.

E ele nunca desaponta. Ou seja, cavalheiro, Harvey Specter é simplesmente “o cara” em Suits.

Desde as roupas super alinhadas até o jeito de olhar o personagem exala poder e confiança, o que acaba por ajudá-lo a projetar sua carreira a patamares cada vez mais altos em tempo recorde.

Neste artigo, você aprenderá dicas importantes de estilo que irão auxiliá-lo a conquistar poder, confiança e se destacar positivamente em qualquer lugar onde estiver.

Posso garantir que, se você seguir todas as dicas que pessoalmente listei neste conteúdo, assim como o personagem destaque de Suits, você será visto como um referencial de bom gosto, elegância e sucesso. Os resultados são impressionantes. 

A importância do traje do mentor

Harvey Specter e Mike

O personagem Harvey Specter é um mentor que inspira seu pupilo através de sua autoconfiança, poder e prestígio…

A maneira como você se veste é a maneira como você se comunica com o mundo. Na série, é possível observar que a mensagem que ele quer transmitir – e tudo em sua postura – diz alto e claro: “Não estou preocupado, vou ganhar”.

Ele se importa com Mike (seu aprendiz) e outras pessoas ao seu redor, tratando-os como sua família, no entanto, essa não foi a mensagem que ele escolheu enviar. Não há nada de suave em sua maneira de se vestir e de se comportar.

E não é por acaso que a primeira lição que ele passa para o seu aprendiz é sobre como se vestir bem; como a escolha de ternos e acessórios pode fazer toda a diferença na percepção do mundo sobre você.

As três primeiras lições são claras:

  1. Use roupas de qualidade;
  2. Escolha acessórios que agreguem poder ao seu visual;
  3. Opte sempre por roupas ajustadas ao seu tipo físico.

Durante a série, Harvey chama a atenção de Mike diversas vezes: sobre sua roupa desalinhada, sobre seu corte de cabelo, sobre a qualidade do seu terno, entre outras questões e é notável a mudança no estilo do aprendiz desde o começo da série até a temporada atual.

Como Harvey usa seus ternos?

Harvey Specter sentado na mesa do escritório

Para trajar seus ternos com tanto estilo e poder, o personagem faz uso de 4 critérios básicos dos quais eu sempre falo aqui no blog. Fique tranquilo, se você não aprendeu essa é a sua chance. 

1 – Confiança – se você acredita que está fazendo algo errado e se sente como um “coitadinho”, cujo as pessoas estão olhando feio, pode ter certeza que você está fazendo algo errado.

Claro, é sempre importante autoavaliar o jeito como você se veste, mas se você já me segue há algum tempo e aplica minhas dicas no seu dia a dia, fique tranquilo, o básico funciona.

2 – Ajuste – eu sempre falo aqui no blog, nos vídeos, nas minhas lives, no grupo de alunos, em todo lugar: sua roupa não pode faltar, nem sobrar pano. Não é tão caro e nem uma coisa de outro mundo mandar ajustar suas peças.

3 – Tecido – é notável que o personagem só usa peças de qualidade, não é aquele tecido mole ou duro demais e meio desbotado. Dá para perceber pela cor e como o tecido não perde a forma quando ele se movimenta. Dê preferência a peças com tecidos de qualidade e, sobretudo, respiráveis.

4-  Função – o personagem respeita demais a função da roupa. Em alguns momentos da série parece que é um dia de calor, então, é comum vê-lo sem o blazer, usando de maneira exemplar o colete para não perder a elegância. Além disso, nas cenas que ele está em casa de madrugada, é possível ver que ele traja um moletom fino em algum tom de azul.


Harvey tem uma aparência de contraste médio e se veste bem, geralmente combinando roupas cinza, carvão e ocasionalmente azul marinho ou preto com camisas brancas. Cinza e branco formam uma combinação elegante e clássica que mostra que ele é um homem de negócios sério.

Os punhos do blazer, por outro lado, são formais e abotoados com quatro botões em cada um. Atenção, cavalheiro, aí vai uma dica importante que o ajudará respeitar a função do blazer:

quanto mais botões nos punhos, mais formal é o blazer; se tiver apenas um botão é uma peça totalmente casual.

É um visual clássico e elegante que existe desde a década de 1920 – blazer com 2 botões e calça ajustada (sem pregas, sem dobra na bainha e sem nenhum outro detalhe), o que combina com seu estilo “sistemático”.

Como se destacar usando Camisas Masculinas

Harvey Specter sem terno

O personagem Harvey usa principalmente camisas sociais brancas ou em tons de azul mais claro, ambas totalmente lisas. O seu colarinho é mais aberto e alto formando um “V” e deixando a camisa bem visível, isso dá mais destaque aos seus visuais.

É importante frisar que suas camisas estão sempre perfeitamente ajustadas, além disso, o advogado deixa um dedo da manga para fora do blazer, um detalhe simples que faz dele um referencial de bom gosto.

Explore o Poder dos Acessórios

As gravatas de Harvey são de seda, as cores variam entre: azul marinho, preto, carvão, cinza e um tom escuro de roxo.

Ele não usa nada muito novo e moderno. Seus nós mais largos contrastam com as gravatas slim que seu aprendiz, Mike, usa e faz com que ele pareça mais poderoso.

Harvey usa o nó de laço Windsor – um nó poderoso e formal -, raramente ele aparece sem uma fenda no nó da gravata, mostrando que ele sabe se vestir e presta atenção aos detalhes.

O mentor também constantemente faz o uso de um lenço de bolso com dobra presidencial quadrada, geralmente, com um lenço de cor branca ou cinza.

Um lenço de bolso branco com uma dobra quadrada é super formal e se adequa com perfeição à imagem empresarial que o personagem pretende passar, mostrando assim, mais uma vez, o seu respeito a função das peças.

Esteja Atento aos Detalhes

Na série não se vê muito os sapatos do personagem, mas quando aparecem deixa claro que também são um importante elemento da roupa, geralmente Derbys, Brogues e Oxfords pretos ou marrons – todos os sapatos clássicos.

Costumo dizer que sapatos são o que separam homens de meninos. A escolha correta deles é imprescindível para a construção de um estilo memorável.

Elegância em qualquer ocasião

Como falei anteriormente, há alguns momentos em que Harvey aparece em situações mais casuais, onde além de um moletom de tecido mais fino, ele também traja a clássica Camisa Henley. Algumas vezes ele está usando um jeans sem lavagem bem ajustado, outras uma calça de sarja em tom caramelo.

O cabelo

Impecável, em 2011, Gabriel Macht, o ator que interpreta o personagem Harvey Specter, disse que a primeira ideia para o cabelo de Harvey seria uma versão moderna do corte de cabelo do homem de estilo clássico, como Gregory Peck ou Cary Grant.

Contudo, é possível perceber que durante o decorrer da série o cabelo do personagem evolui junto com o enredo. Agora é mais vertical, mas ainda continua bem estruturado, com uma parte lateral mais curta (no lado esquerdo) com um sutil topete na frente, nenhum fio fora do lugar.

O que você comunica?

Claro que Harvey se veste de uma maneira altamente formal, mas ao analisar o personagem e a série você deve ter em mente o ambiente que ele está inserido. Se você não é um advogado, um banqueiro ou coisa parecida, não faz sentido se vestir exatamente como o personagem Harvey.

Mas tudo que foi falado neste artigo você pode usar como um direcionamento para compor seus visuais.

Se o seu estilo inclui mais cores, você não costuma usar o terno completo (blazer, colete, calça e gravata) ou até mesmo seu estilo é mais casual, fique tranquilo e use as dicas que servem para o que você usa.

O personagem tem uma mensagem clara para transmitir e cada homem tem a sua mensagem, por isso, é importante adaptar as referências ao seu estilo de vida, ou seja: copie o estilo de forma estratégica.

Você pode se inspirar na confiança de Harvey para começar a aplicar tudo que aprendeu neste artigo sem medo do que os outros vão falar.

Considerações

Esse conteúdo foi útil para você, cavalheiro?

Cavalheiro, primeiro, saiba que ler esse conteúdo conteúdo até o fim é apenas um dos importantes passos na caminhada da construção de um estilo poderoso e de destaque.

Parabéns pelas iniciativa de questionar aquilo que é comum e querer expressar sua personalidade através do estilo!

Depois dessa leitura, você tem em mãos o conhecimento necessário para fazer da forma como você se veste uma poderosa arma de auxílio para conquistar destaque, poder, ser reconhecido por seu estilo e até mesmo alcançar a sua tão sonhada promoção…

Espero que você use essas dicas para construir um estilo poderoso e memorável!

E se você quer saber como homens comuns adquiriram poder e prestígio através de uma mudança poderosa e definitiva de estilo e hoje fazem parte de um seleto grupo de homens elegantes, que alcançaram outro nível, clique aqui para saber mais.

Sua opinião é essencial para mim!

Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!