Sobre

O blog Alberto Solon é um site sobre moda masculina que tem o objetivo de desmistificar a moda e o estilo para o homem real.

Minha missão aqui é usar a moda masculina para alavancar nosso estado mental e ajudar no nosso desenvolvimento na vida em geral.

Vou contar um pouco aqui minha experiência depois do “modo como passei a me vestir”.

Não vou negar que todo o motivo inicial era o mais MUNDANO possível. Sim, eu queria mesmo era impressionar os outros. Mostrar como eu era “descolado” e “estiloso”. Eu errei muito no começo, comprava demais e gastava tubos de dinheiro. Posteriormente, olhava para as pessoas  que eu mais admirava em termos de roupas e pensava: “Caramba, não era isso que eu imaginava para essa roupa”. Então… Comprava mais e mais. Lá ia eu ao shopping e voltava com sacolas abarrotadas de peças de marcas.

Foi, então, que eu comecei a frequentar festas na casa de um amigo francês, na verdade, um hotel-boutique muito bacana aqui no Rio. Como ele sempre gostou de misturar convidados brasileiros com os europeus, dava para ver de longe quem eram os brasileiros. Nós nos vestíamos mais preocupados com marcas, nos “garantindo” no nome da grife que “carregávamos” nas nossas camisas, cintos e, pasmem, nos tênis também. Enquanto os ingleses, franceses, italianos davam um show de estilo e personalidade ao se vestirem.

Como sou curioso, chegava perto e analisava cada homem que eu achava que estava bem vestido. Via que não estavam nem aí para nomes de grifes aparentes. Focavam mais nas medidas e combinações, independente do tipo físico, que eram os mais variados possíveis.

Busquei saber as técnicas de como me vestir com correção e economia. Pois, uma coisa eu sempre fui contra: desperdício e consumismo. Fui sempre a favor de me vestir diferente do que vemos pelas ruas do Brasil, mas daí a ser consumista tem uma diferença enorme.

Bom, mas voltando para a minha missão aqui… Eu comecei a notar que quanto mais eu focava em ter um guarda-roupa com peças utilizáveis, automaticamente fui levando isso para a minha vida. Ou seja, comecei a arrumar as bagunças que eram minhas gavetas, estantes e até a minha casa. A mentalidade de procurar me vestir bem foi levada para o dia a dia nas outras coisas e eu, que era um cara extremamente desorganizado, comecei a arrumar minhas coisas naturalmente.

Você talvez não tenha noção do que essa mudança acarretou na minha vida. Focar nos detalhes das minhas roupas e tentar sair da melhor forma para cada ocasião específica me levou a “caprichar” também nas ações do dia a dia.

Percebi ainda que quando eu estava gostando do que vestia, a minha confiança mudava perante os outros. Sem falar na percepção que as pessoas tinham de mim. Comecei a notar que ao invés de estar causando inveja nas pessoas, eu estava era inspirando-as para tentar andar também no seu melhor.

Então, ao desenvolver esse site de moda masculina, eu estabeleci para mim que, antes de tudo, ele seria um lugar onde homens poderiam se transformar (sem pretensão minha, claro) usando sua vestimenta apenas como um veículo para o autodesenvolvimento.

Essa é a forma como vejo o projeto do Código Estilo. Inspirar homens a serem homens melhores e nada como um bom pontapé no nosso visual para começarmos essa empreitada de aperfeiçoamento.

Meu objetivo também é mantermos nossos pés no chão e usarmos o mercado da moda e não deixarmos o mercado da moda nos usar.

É isso. Quando descobri essa relação de “Moda Masculina” com “Desenvolvimento Pessoal” me senti tão mais motivado a fazer esse site com vídeos, artigos e fotos que agora eu sei: “vestir-se bem” é colocar a mente num estado de atuar melhor”

Bem vindos ao Código Estilo, um site onde todos vão conseguir achar a forma PRÓPRIA de serem estilosos, originais e ELEGANTES.

Um abraço,

Alberto Solon