Checklist para se vestir bem no fim do ano
Avalie este artigo

Fim de ano é uma época das festas, como natal com a família, festa da empresa e o réveillon. Mas você sabe que roupas vai usar nessas festas?

Para um homem no ano novo, a escolha das roupas às vezes pode ser deixada um pouco de lado com tanta correria nessa época. Mas você não pode abandonar seu estilo.

Pensando em facilitar sua vida, neste artigo eu fiz um checklist para organizar o seu guarda-roupa de 2016 sabendo o que vai vestir nas festas de fim de ano.

  1. Separe o que nunca usou
  2. Separe o que pode ser consertado
  3. Planeje a compra de novas peças
  4. Use a regra dos 30%
  5. Seja diferente no fim do ano
  6. Evite a obsessão pelo branco

1. Separe peças nunca usadas

guarda roupa masculino

Separe tudo que você não usou nos últimos dois anos, seja porque você não gosta ou não te servem mais, incluindo aquelas roupas velhas, poídas e desbotadas encostadas no fundo.

Você precisa saber quais roupas você realmente usa, separando o “joio do trigo”.

Você precisa fazer um favor ao seu guarda-roupa, livrando-o daquele amontoado de roupas encostadas no fundo do armário que só ocupam espaço.

Conheço muitos casos de homens que tem inúmeras camisas de uma determinada cor, acabam as esquecendo no fundo do armário e ainda nessa época se presenteiam com com outra da mesma cor e estilo.

Sugiro inclusive que leia o livro bestseller “A Mágica da Arrumação” de escritora Marie Kondo.
Esse livro é transformador. Você vai ver como o entulho atrapalha a sua vida, e no nosso caso aqui atrapalha nosso estilo.

Depois, essas peças terão 2 destinos:

  • doação: se sua roupa está em bom estado, mas não tem como ser ajustada, aproveite essa época de maior movimento nas igrejas ou instituições e doe roupas que não usa mais para quem precisam de roupa. Você não só estará ajudando o próximo como a si mesmo.
  • lixo: para aquelas roupas que não tem mais salvação.

2. Separe peças que possam ser consertadas

homem escolhendo roupas

Separe todas as roupas que não estão bom um caimento no seu corpo, seja sobrando pano ou apertadas. Separe aquelas que tem conserto e as leve numa loja de ajustes de roupas para acertar o caimento.

Mas atenção: dependendo da peça, não é possível fazer um ajuste mesmo que a loja de ajustes e o alfaiate ou costureira diga que tenha.

Para Camisas, Blazers e derivados

Veja a linha de costura nos ombros. Sua costura que divide a parte do braço do restante da peça deve estar coincidindo com a linha de articulação entre ombro e braço.

Se essa linha de costura está muito diferente da linha ideal dificilmente terá um bom conserto

Depois disso analise se sua camisa pode ser diminuída nas partes onde está folgada demais.

Seu blazer está no comprimento certo? Está contornando o seu tronco sem ficar folgado demais quando você o mantém abotoado?

Se a discrepância não for tão grande é possível de ajustar.

Você não tem ideia dos “milagres” que uma boa loja de ajustes pode fazer com aquela sua camisa que tanto gosta, mas não tem “acinturado” nenhum nela.

chamada-para-o-curso-no-artigo

Para calças

Veja se a barra (bainha) está sobrando pano em cima dos seus pés. Além de te deixar com uma sensação que suas pernas encolheram, isso mata o estilo.

Observe também no espelho se você pode mandar ajustar mais a calça na área das pernas, deixando elas com pano apenas o suficiente para você ter conforto ao sentar.

Uma coisa que quando não é tão discrepante dá para salvar uma calça é você perguntar se dá para subir a altura da cava da calça (do cavalo). Isso vai deixar sua calça mais ajustada em você e te tirará aquele visual de “fundilhos frouxos” no seu traseiro. Sim, as pessoas olham o seu traseiro.

Perceba que com esse cuidado em “salvar” algumas de suas roupas favoritas você vai deixar de comprar tantas outras novas, e sua carteira vai agradecer.

Se você está gostando desse artigo e quer ajudar mais homens a se vestirem bem no ano novo, clique em alguns dos botões em cima desse artigo.

3. Compra das novas peças

homem fazendo compra

Comece já a imaginar que roupa você vai usar em cada festa de final de ano e se programe com antecedência.

Anote antes o que vai comprar, ainda mais que são dias próximos um do outro e você precisa fazer um revezamento de peças para não correr o risco de usar roupas repetidas nesses dias.

O planejamento é a palavra. Você precisa estar bem apresentado, estiloso e original, porque o vão estar rodeado de pessoas tirando fotos para postar nas redes sociais.

Eu não gosto muito de me vestir que nem todo mundo, não. Acho que você já percebeu.

Por isso eu tento sempre me vestir um pouco melhor do que os outros nessas festas.

Digamos que todos os homens devam ir de calça jeans, eu coloco então um calça chino ou uma calça caqui com um corte bem moderno.

Se todos vão de tênis, eu vou com um dockside ou um loafer de camurça. Perceba que continuo me vestindo de acordo com a ocasião, mas de uma forma diferenciada.

Vai ter uma enxurrada de caras de short de surf no lugar? Eu vou de bermuda de sarja por exemplo.

Todo mundo vai de camisa polo para o churrasco da empresa? Então eu vou de camisa social bem leve para fora ou camiseta gola em V junto com uma bermuda. E quem sabe uma camisa tipo Henley. O mais importante é eu estar com ela bem ajustada, não apertada, mas sem ficar sobrando pano e tirando meu estilo.

Dependendo da festa de empresa você pode lançar mão daquele acessório que normalmente não usa no trabalho. Tipo uma bela pulseira de couro ou um anel de prata (apenas e tiver. Não compre de última hora).

Enfim, separe já em casa os acessórios que você talvez queira usar nessa festa de confraternização.

Vamos lembrar que o que estará em observação por todos nesses dias é seu gosto pessoal. Então não vá com sua camisa de time de futebol, pois além de serem feias elas podem causar antipatia para quem torce para o time adversário ao seu.

4. Use a regra dos 30%

regra dos 30%

Sempre tente estar 30% mais bem vestido do que os outros homens do ambiente.

Mas por que só 30%?

Se você estiver mais bem vestido que o resto de forma exagerada, vai se sentir inadequado com essa  roupa naquele ambiente. Além disso, ainda pode causar uma certa antipatia com os outros caras.

Ao mesmo tempo, se você estiver menos de 30% mais bem vestidos que eles, nem vai se destacar positivamente e passará despercebido.

Por isso, essa regra é uma boa métrica.

5. Um homem no ano novo diferente da manada

Item 5

A ideia de se vestir para uma festa de fim de ano leva em consideração as mesmas coisas que devemos levar no resto do ano: adequação, originalidade, tamanho e qualidade.

Para mim não tem essa de regras diferentes por ser final de ano. Temos que lembrar que ao contrário de hemisfério norte, aqui o Natal é “maçarico ligado”, sem neve e suéteres com motivos natalinos.

Foque em roupas leves, se possível 100% algodão. Aqueles tecidos respiráveis com caimento certo e uma cor que te destaque.

Enfim, não é diferente do resto do ano.

Você já tem já uma bela bermuda social? Você não vai me aparecer no churrasco ou no almoço com uma bermuda de surf e um tênis de corrida? Vale lembrar que bermuda de surf é para praia e só combina com sandália de dedo e não tênis.

Escolha uma bermuda social e se ela for longa você pode e deve fazer uma ou duas dobras na barra, seguindo a dobra da costura e deixá-la com seus joelhos aparentes.

Pode até pegar um jeans antigo que não usa mais e tascar a tesoura nele. Ou você corta na altura do meio do joelho e faz umas duas dobras para ele ficar aparente, ou você já corta acima do joelho e deixa a barra meio que desfiada mesmo.

Separe uns calçados bem informais para esses dias, tipo um tênis casual (não é sapatênis, ok?), como por exemplo um All Star, Um Adidas tipo o Stan Smith (ou parecido), um dockside, um loafer de camurça, um driver, ou mesmo um sapato de couro tipo mocassim sem meia (ou meia invisível).

Verifique tudo isso no seu guarda-roupa e separe para as festas.

6. Você não é obrigado a usar branco no réveillon

homem no ano novo

Como eu não gosto de me vestir igual (e não sou supersticioso), nunca me visto de branco no réveillon e gosto de chegar com uma bela camisa numa cor bem viva ou cor pastel.

O réveillon é alegria e nada melhor que esse dia para usar cores bonitas e se destacar na festa. Talvez apenas eu usaria apenas a calça ou camisa na cor branca para não ser tão “do contra”.

Se você gosta de polo rosa por que não usá-la? Você será um homem no ano novo bem diferente.

Mas se você quer usar branco, então e se destaque pelo caimento desse seu visual caprichando no tamanho certo já que quase todos vão estar iguais.

E lembre de deixar os dois últimos botões superiores abertos. Ninguém tem chefe no réveillon.

Clique aqui para aprender mais sobre como construir um guarda-roupa atemporal e intercambiável.

Um abraço e boas festas.

(crédito das imagens: www.realmenrealstyle.com)