Glossário da moda masculina: sapatos
4.6 (92.63%) 19 votos

Muitos homens possuem grandes dúvidas ou desconhecem a nomenclatura de diversos tipos de sapatos.

Pensando nisso, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de expor de maneira mais evidente os vários tipos de sapato existentes.

Então continue lendo para expandir seus horizontes e aprimorar cada vez mais o seu estilo.

Calçados Formais

Oxford

sapato social oxford preto

O sapato oxford é um dos mais comuns e um dos mais formais da cadeia de sapatos. Para identificar esse calçado, basta verificar se a aba onde estão inseridos os cadarços está por baixo da parte da frente do corpo calçado e não por cima como veremos no derby.  

Este é um item excelente para ocasiões formais e existem diversas cores que você pode usar. No entanto, se você for muito jovem, evite usar os de cor preta, a não ser numa ocasião específica, justamente por causa da acentuada formalidade.

Um sapato oxford preto é uma excelente opção para entrevista de emprego. Mas assim como ele o derby também é, e veremos a seguir:

Derby

O sapato derby é muito parecido com o oxford, a maior diferença está na peça de couro separada da peça principal, onde nesta são inseridos os cadarços. Esse calçado é menos formal que o sapato oxford e muito mais versátil.

diferença entre oxford e derby

                    Foto: diferença entre oxford e derby

Existem modelos em camurça de diferentes cores, dando um toque bem informal ao calçado. No entanto, materiais um couro legítimo intensificam a formalidade no Derby.

Este sapato pode ser usado tanto em ocasiões formais quanto informais, apesar da maioria dos calçados do mercado serem destinados ao trabalho e situações formais.

Asa de águia (ou “ponta de asa”)

diferença entre oxford e derby

O sapato asa de águia é aquele que possui um padrão de desenhos,  feitos com pequenos furos na peça de couro e o padrão de desenho que se assemelha a uma águia com as asas entreabertas.

O sapato asa de águia é um sapato versátil que pode ser usado formal e informalmente. No entanto, é mais comum o seu uso em combinações formais.

Fivela

Sapatos de fivela são extremamente estilosos e pouco comuns, sua maior característica é uma ou mais fivelas fechando o sapato acoplado a uma peça de couro.

Esse sapato se destina a ocasiões formais, mas também pode ser usado de forma um pouco mais informal.

Calçados informais

Sapato casual de camurça ou nobuck

Sapatos camurça

Podemos criar um nova subcategoria que se enquadra nos sapatos de modelo derby com uma característica mais informal. Este tipo de calçado é usado em diversas cores diferentes, todas estas cores neutras, mas dependendo do estilo pessoal podem ser cores mais intensas.

Esses sapatos são extremamente versáteis e estilosos. Farão você se destacar dos demais em qualquer ambiente.

Mocassim (ou Loafer)

Sapato loafer

O sapato Loafer se assemelha muito aos mocassins por ser um sapato mais aberto.

Ele traz um conceito formal que também pode se estender a ocasiões informais, no entanto, no cenário brasileiro, é mais comum observar homens usando este tipo de sapato em ocasiões formais.

Tênis Casuais

Tênis casuais são os queridinhos dos brasileiros. Eles trazem uma grande sensação de conforto caso sejam de qualidade. São a melhor opção para o cotidiano de muitas pessoas.

Esses tênis possuem diversos cortes e desenhos, mas todos possuem uma sola intermediária, não tão fina quanto um sapatênis, nem tão grossa quanto um tênis de corrida.

Dockside (ou Topsider)

dockside marrom

Sapatos dockside são geralmente feitos de couro e camurça, possuem um laço de cadarço não ajustável e uma costura em evidência. É um sapato que não possui salto e é totalmente informal.

Esses calçados são excelentes quando usados com bermudas e em dias quentes. Um churrasco com os amigos ou aquela conversa de bar são excelentes ocasiões para usar um dockside.

Tênis de corrida

Tenis de corrida cinza

O tênis de corrida é um tênis feito exclusivamente para praticar esportes. Sua maneira de produção proporciona ergonomia e conforto extremamente altos.

Ao adquirir um tênis de corrida, tenha como preferência tênis sem muitos detalhes ou cores vibrantes. Um tênis de corrida cheio de detalhes desnecessários ou com cores extravagantes pode não ser tão útil para ser usado repetidas vezes sem que notem que você está repetindo ele.

Então, cavalheiros, este foi o nosso glossário de sapatos masculinos. Em breve estaremos lançando um artigo com o glossário de botas.

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar com os seus amigos.