Como lavar ternos e blazers de maneira correta
4.3 (85%) 4 votos

Ternos e blazers são uns dos itens mais caros do guarda-roupas masculino. É justamente por isso que você provavelmente deseja que o seu dure o máximo de tempo possível.

Pensando nisso, foi que este artigo foi criado. Continue lendo se quiser aprender tudo sobre a limpeza e a manutenção do seu precioso terno.

Afinal, todo homem precisa de pelo menos um bom terno no seu armário.

Limpeza

homem de blazer azul marinho

O ideal é levar o seu terno para que seja feita uma lavagem a seco, mas a maior dúvida que as pessoas têm é saber quando levar o terno para a lavanderia. Você pode se guiar por exemplo pelo odor dele, quando sentir que passou do ponto leve-o para lavar.

Evite levá-lo para limpeza sempre, sem necessidade, pois a limpeza danifica aos poucos as fibras do tecido. Isso fará com que o seu terno perca um pouco da durabilidade.

Se algumas manchas aparecerem por causa de alguns acidentes, use água e uma toalha macia para limpar o local.

Dicas de conservação

conjunto de ternos no guardaroupa

Evite usar a peça por 2 dias seguidos.

A peça precisa de um tempo para “pegar ar”. O acúmulo de suor e sujeira fará com que o tecido se desgaste de forma muito mais rápida e o cheiro ficará desagradável com maior facilidade.

Depois de usado, deixe-o pendurado fora do armário.

Dessa forma, você garante que uma corrente de ar circule sobre a peça. Isso faz com que o mau cheiro saia com maior facilidade, durando mais até a próxima lavagem.

Deixe-o pendurado no banheiro.

Enquanto você toma um banho quente, o vapor da água ajuda a tirar o mau cheiro e a desamassar o terno. Apenas certifique-se de não colocá-lo muito perto do chuveiro.

Escove-o suavemente.

Com uma escova de cerdas finas própria para ternos, escove-o de forma que não danifique o tecido. Assim você pode tirar algumas manchas e a sujeira superficial do seu terno.

Pendure-o com cabides de plástico ou de madeira.

Use cabides que tenham um formato que imita o ombro humano de preferência. Desse jeito, o seu terno vai descansar da maneira correta, voltando a sua forma original.

Não use ferro de passar.

Use um vaporizador ou uma passadeira de roupas a vapor.

Quando guardar, limpe-o e envolva-o em uma capa de TNT.

Utilize tecidos que permitam que se passe ar para dentro, como TNT e outros. Caso contrário ele pode vir a mofar.

Quando for viajar compre uma mala própria para levar seu terno.

Se precisar levá-lo em uma mala comum, você pode virar o terno do avesso, unir os ombros e enrolá-lo. Só fique atento para que as lapelas estejam alinhadas.

Recapitulando

Ternos e blazer são caros e feitos com tecidos mais finos e delicados, por isso NUNCA devem ser colocados dentro de uma máquina de lavar. Se isso ocorrer, será um desastre para sua peça.

Tome nota de todas as dicas que foram dadas aqui, dessa forma você vai manter o seu terno bonito e cheiroso por muito mais tempo.

Se você quiser mais dicas sobre como conservar suas roupas e sobre moda masculina atemporal, siga-nos no Instagram @albertosolon.

E não deixe de compartilhar esse artigo com aquele seu amigo que vive reclamando que não sabe como limpar os seus ternos.