É muito provável que você siga a moda do sapatênis atualmente.

Porém, nesse artigo eu quero abrir sua mente sobre isso e vou te explicar por que esse modelo de calçado tira totalmente seu poder e atrapalha seu estilo.

A origem

sapatênis calçado com calça jeans

O sapatênis surgiu como uma alternativa de unir o tradicionalismo e a seriedade do sapato social com o conforto e a informalidade do tênis.

Começou a ser fabricado e comercializado no final do século XX, e a ter mais destaque no início do século XXI com uma grande tendência principalmente no Brasil.

Como via de regra, traz solado fino sintético e corpo em couro, nobuk, camurça ou lona.

Entretanto, essa mistura não deu muito certo.

Os problemas do Sapatênis

sapatênis cinza feio

Veja esse modelo acima. Eu já comprei um parecido há 2 anos.

Eu até tentei usá-los umas 3 vezes, mas logo no primeiro uso eu percebi uma coisa: o solado é extremamente fino e baixo.

Sua estrutura é fraca e pouca masculina tendo um aspecto quase de um sapatilha.

É normal que você pense o contrário já que as lojas, artistas, mídia e a moda no geral diz para você o tempo todo que são bonitos e uma nova alternativa para quem não quer usar sapatos o tempo inteiro.

Dizem que sapatos são caros, muito sérios para eventos informais e usam isso para vender os sapatênis que tiram todo o seu poder, além de ter estrutura precária, fina como sapatilhas, que são desconfortáveis e prejudiciais para a saúde dos seus pés.

Além disso, muitas pessoas não tem conhecimento de modelos além do tênis e sapato social formal. Outros simplesmente já não querem exercitar a criatividade e preferem ficar na zona de conforto comprando sempre a mesma coisa.

Chega!

A partir de agora você olhar de outro jeito para ele e vai começar a reparar no pé até mesmo desses famosos e observar a falta de poder.

Lembre-se:

A elegância começa pelos pés.

Repare bem que os caras que você reconhece como estilosos, seja daqui ou de outro país, não usam sapatênis.

chamada-para-o-curso-no-artigo

Alternativas

Tênis casual

tênis branco atemporal

A alternativa mais comum para visuais informais é o tênis casual com solado robusto. Ele é uma aposta no visual atemporal e um investimento de muito bom gosto podendo ser usado com calça jeans, caqui, bermuda e até blazer.

Repare bem no solado mais grosso. Ele é atemporal, não sei de moda porque já existe há 50 anos.

O mesmo atribui grande segurança, além de ser extremamente confortáveis. Tons neutros sempre são sinônimos de boas escolhas.

Até All Stars são uma opção viável com relação ao sapatênis porque são atemporais e muito confortáveis.

Além disso, existem várias outras opções que mostro no vídeo abaixo:

Sapato casual de camurça

sapato casual camurça louie derby naas grey

Esses tipos de sapatos são feitos couro de camurça que permitem uma boa transpiração, são mais casuais e também transmitem um meio termo entre sapato e tênis.

sapatos casuais de camurça

Sapato casual com solado de borracha

sapato social derby louie loring marinho

Essa é outra excelente opção para o tênis e sapatênis.

Além do óbvio conforto proporcionado pelo solado de borracha em contato com o solo, esse sapato é mais informal que aqueles confeccionados com solado de couro e completam perfeitamente visuais com jeans ou calça chino com camisa ou camiseta.

chamada-para-o-curso-no-artigo

Botas

 

As botas, além de darem grande poder no seu visual, são excelentes calçados para quem não é acostumado com sapato.

Elas também podem ser de camurça.

bota de camurça com calça jeans

Conclusão

sapatênis no pé

Meu objetivo com o artigo NÃO é fazer com que você jogue seu sapatênis no lixo, mas começar a olhá-los de uma outra forma, além de parar de comprar de forma automática seguindo tendências .

A partir de hoje, quando for em uma loja não compre mais um sapatênis. Experimente outros modelos e diversifique seu guarda-roupa.

E se você quiser aprender a melhorar seu estilo de uma vez por todas para abrir oportunidades em todas áreas da sua vida (profissional, social, relacionamentos, etc.) eu te convido a conhecer o meu curso Código Estilo.

Nele eu fiz um módulo inteiro apenas sobre calçados onde te ensino a usar mais de 15 modelos diferentes, desde o casual informal até o social formal.

Então clique aqui e faça parte da comunidade dos homens estilosos.

Entenda Porque o Sapatênis Arruina Seu Estilo
Avalie este artigo