Realmente quando procuramos referência para combinação de cores ou simplesmente sobre cores e estilo para homens é muito difícil de encontrar conteúdo simples e direto, por isso, meu foco é usar este conteúdo para simplificar e desmistificar o poder da paleta de cores no guarda-roupas do homem de estilo sem enrolação…

Como sempre costumo dizer a você, é preciso apostar no certo até ter um guarda roupa atemporal consistente, versátil e que sobretudo, te deixe confiante de si mesmo.

Entretanto, quando você já está seguro do seu estilo, é hora de inovar nas pequenas coisas, e tudo é possível se for usado sob as premissas corretas e com bom senso. Confira as dicas que selecionei para você:

Primeiro, por que se preocupar com a cor?

Você precisa começar a entender o poder das cores para não cometer erros óbvios. Até porque sempre que você comete um erro de cores, é óbvio para o mundo.

E para não cometer erros comuns você pode criar esquemas básicos para começar.

Ponto de cor no visual

A cor permite que você guie os olhos das pessoas, então usando a cor você pode suavizar pontos que você não acha tão interessantes e dar destaque naquilo que você quer que seja visto.

Por exemplo, se você tem uma barriguinha que não acha muito bacana e usar uma camiseta escura com um blazer por cima de uma cor diferente (como vinho ou um azul mais aberto), ele vai formar uma linha no seu abdômen e a atenção vai toda pra ele.

O significado das cores

Existem vários estudos e manuais com a significado das cores e você pode usar isso para compor um visual  poderoso.

Por exemplo, o branco sinaliza a limpeza e pessoas que parecem limpas sempre tem o aspecto de bem sucedidas e “arrumadas”, assim como o azul sinaliza confiança e preto seriedade.

Essas são cores básicas, mas você pode ir a fundo e entender a mensagem de cores que você gostaria de ter em seu guarda roupa.

Abuse do Poder das Cores Básicas

Muitos homens se confundem na hora de escolher e falar de cores porque pensam que precisam de cara ousar com cores gritantes, como laranja e roxo, mas a verdade é atemporal: 80% a 90% do seu guarda-roupa devem ser cores básicas.

Pense nessas cores diferentes como um toque especial, um detalhe do seu look. Essas cores devem ser utilizadas apenas para essa função.

Então, as cores principais são branco, cinza, azul marinho, azul claro, marrom, jeans de cor escura, preto e cáqui. Eles devem fazer 80% a 90% do seu guarda-roupa.

Cores e acessórios

O mesmo terno cinza neutro pode compor um visual muito diferente quando você começa a mudar a camisa, a gravata, o quadrado do bolso e outros acessórios que acompanham.

Gravatas são os acessórios acento mais comum para os homens. Elas ficam melhores quando são ou de uma família de cores semelhante à da camisa abaixo deles (gravata lavanda com uma camisa azul-clara, por exemplo) ou uma cor complementar para o contraste (como uma gravata borgonha sobre uma camisa branca ).

Os lenços de bolso são semelhantes às gravatas em termos de função decorativa, mas são muito menos utilizados. Inclua um em suas roupas para adicionar elegância ao seu look.

Eles devem combinar com o blazer da mesma maneira que a gravata se junta com a camisa: juntando-se a ela em um esquema de cores semelhante ou contrastando com ela de forma complementar.

Combinar cores é simples: Comece com escolhas simples

Os acessórios que contrastam com cores complementares proporcionam uma aparência equilibrada e ativa. O essencial é garantir que todos os seus acessórios  estão fazendo a mesma coisa.

Escolha uma abordagem – combinando ou contrastando – e torne ela o seu estilo.

É claro que em alguma ocasião você pode fazer algo diferente, mas tenha uma linha de partida para não cometer erros.

Quer aprender mais sobre cores?

Então eu recomendo você conhecer o meu curso Online Código Estilo.

São mais de 8h30 em vídeo aulas gravadas por mim como se conversasse com você. Você tem 2 anos de acesso para assistir e revisar, além de um grupo secreto de alunos onde pode postar suas fotos para eu e outros homens avaliarmos e darmos dicas. 

Lá também é compartilhado indicações de lojas, promoções, dicas de cuidados com barba e cabelo, conservação de roupas e calçados, além de histórias de transformação.

Acesse aqui para conhecer.

 

Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!