Lenço de Bolso: Uma das dúvidas mais frequentes dos cavalheiros que trabalham em ambiente formal é sobre como usar blazer e camisa social em eventos formais ou semi-formais sem parecer que acabaram de sair do trabalho ou que estão usando a mesma roupa sempre…

Os gurus da moda nos fazem acreditar que é praticamente um crime repetir a mesma roupa em eventos sociais e, muitas vezes, até mesmo no trabalho… Cavalheiro, deixe-me adverti-lo que esse pensamento é uma construção social que visa fazer de você um dos responsáveis pela manutenção do “Império da Moda”, lembre-se sempre que a moda passa, o estilo fica.

Se você está se perguntando o que eu quero dizer com isso, reflita por um instante e me responda:

Por que a tendência do momento é o uso de jeans completamente destruídos? Ou moletons que, possivelmente, na próxima estação estarão “over” (ultrapassados)?

Essa lógica é antiga, mas basta pensarmos um pouco para chegarmos ao seguinte ponto: a tendência jeans destruídos se baseia na lógica de que eles se desgastarão com muito mais rapidez que, por exemplo, um bom jeans.

Outro exemplo dessa lógica são as camisas, blazers, jaquetas e cardigans “oversized” (coisas enormes que mais parecem vestidos), que tiram o poder do visual de qualquer homem e, muito provavelmente, na próxima estação já estarão ultrapassados…

O que eu quero te dizer com tudo isso, cavalheiro, é que o verdadeiro estilo não se mede pelo número de peças que você tem no guarda-roupa, mas sim como você faz o uso delas…

A escolha das peças certas pode te render combinações infinitas, poderosas e assertivas para, pelo menos, 10 anos. E para isso, você só precisa de um pouco de criatividade e algumas técnicas…

Não se deixe levar pelos modismos: se a roupa do trabalho funcionar perfeitamente para o dresscode de um evento para o qual você foi convidado, dê apenas uma atualizada no visual com a adição de alguns acessórios e seja o referencial de bom gosto do local…

Neste artigo, você aprenderá como atualizar de maneira prática, estilosa e atemporal o seu look sem mudar nem uma peça de de roupa sequer, apenas acrescentando um acessório: o Lenço de Bolso. Confira:

Lenço de Bolso: Por que usar?

Blazers estão cada vez mais em evidência, isso se deve ao fato de que nós, homens, estamos ampliando nosso leque de opções e usando peças que adicionem sofisticação e personalidade aos looks, sem abrir mão da elegância.

O “dresscode” de alguns eventos faz com que a maioria dos homens se sintam inseguros com relação à própria aparência, à escolha do look ou até mesmo aterrorizados por usar um mesmo look em mais de uma ocasião, apesar da versatilidade proposta por blazers, é quase impossível não pensar em comprar um look inteiro, só pra não repetir uma peça…

Para um look totalmente diferente sem alterar uma peça sequer, é preciso apenas alguma criatividade e algumas técnicas simples, com isso, é possível renovar completamente um look além de adicionar mais estilo e personalidade com um acessório simples como um lenço de bolso…

E, fique tranquilo, cavalheiro, se você está pensando em começar a usar o lenço de bolso em seus looks agora é compreensível o “medo” de ousar e errar, acredite: para começar, você pode apostar em um lenço de bolso em cores neutras e uma dobra simples e, pode confiar, ele acrescentará extremo poder a qualquer visual.

Características de Lenços de Bolso

A principal função de um lenço de bolso é levar sua roupa para um outro nível, acrescentando personalidade e elegância a qualquer look. Contudo, apesar de ser um acessório simples, ele pode ser perigoso se usado de maneira incorreta, por isso, procure sempre optar por lenços de cores neutras e claras, como branco e azul claro.

Existem muitos lenços com estampas bonitas e sofisticadas, mas se você está começando a usar o acessório agora, comece por onde não tem erro.

Não use o lenço como um sinalizador para você, mas sim como um potencializador do seu look – você já estará destaque por estar com um blazer bem ajustado.  

Como comprar

Na hora de comprar o seu primeiro lenço de bolso não deixe se levar pelo preço e preste atenção para não cair no velho truque dos kits por menor preço, preze sempre pela qualidade. Sinta o tecido do lenço, prefira sempre os lenços de seda, há opções até com a barra feita a mão, perfeito para homens preocupados com os detalhes.

No quesito preço, existem opções para todos os bolsos, mas lembre-se de priorizar a qualidade.

Existem muitos tutoriais ensinando a fazer o seu lenço a partir da compra de um tecido, mas se você não tem nenhuma experiência com costura ou escolha de tecido, não corra o risco de andar por aí com um “pano” pendurado no bolso.

Uma super dica sobre lenço de bolso é observar como são e estão os lenços usados ao seu redor, dessa forma, você poderá decidir que ambientes, cores e dobras ideias para os ambientes que você frequenta.

Tipos de dobras

Conforme o que eu disse anteriormente, a maioria das dobras são firmemente geométricas, quadradas ou triangulares, existem inúmeros tipos, desde os mais simples até os mais complexos, em qualquer forma, se escolhido de forma assertiva, um lenço de bolso vai dar um toque especial a qualquer look.

Quadrada:

Esta dobra é a mais simples e pode ser usada em ocasiões formais e casuais.

Como fazer:

  1. Passe o lenço em um lugar plano para não ficar amassado.
  2. Dobre no meio.
  3. Em seguida, dobre uma das pontas  ⅓ na vertical e dobre a outra de encontro com a primeira.
  4. Faça um ajuste para caber perfeitamente no bolso

Dobra de uma ponta

Esta dobra é a dobra mais tradicional, por ser usada em ambientes formais você pode observá-la em figurinos de filmes sobre política, empreendedorismo e mesmo alguns de ação, além de entrevistas com empresários, revistas e outros, observe bem com quais combinações essa dobra melhor funciona e tente adaptar à sua realidade.

Apesar de clássica e indicada para ambientes formais, esta dobra é super simples de fazer e fará toda diferença no seu look. Com o tempo e a prática, você terá facilidade de fazê-la e se tornará comum optar por ela para qualquer ocasião que a exija, mas lembre-se: nada de deixar o lenço amassado ou a ponta caída.

Como fazer

  1. Junte as duas pontas do lenço, fazendo um triângulo.
  2. Com o seu lenço em formato de triângulo em uma superfície plana, dobre as duas pontas dele para “dentro”.
  3. Verifique se está na largura ideal para o seu bolso.
  4. Pronto! Você complementou o seu look com um acessório clássico e estiloso!

Dobra de duas pontas

Assim como a anterior, esta também é clássica e funciona muito bem para ocasiões formais, como casamentos ou reuniões de negócios.

Como fazer:

  1. Dobre o lenço ao meio, deixando duas pontas para cima – como um triângulo na frente do outro.
  2. Depois disso, com o lenço de bolso em uma superfície plana, dobre as duas pontas para “dentro”.
  3. Verifique se está na largura ideal para o seu bolso e use com o seu melhor terno.

 

Leia também: [INFOGRÁFICO] 6 Dobras incríveis para usar o seu lenço de bolso com estilo 

O seu primeiro lenço de bolso

Um simples lenço branco com a dobra quadrada.

Você já sabe como comprar, mesmo que na primeira tentativa não fique perfeitamente dobrado, fique tranquilo e continue tentando.

A dobra quadrada é conhecida como “Dobra Presidencial” por ser discreta, simples e elegante, um estilo que realmente pode ser usado por todos e que nunca sai de moda.

A primeira coisa que você precisa fazer é começar a usar e, dessa forma, incluir pouco a pouco o acessório nos seus looks do dia a dia.

Esse conteúdo foi útil para você, cavalheiro?

Cavalheiro, primeiro, saiba que ler esse conteúdo conteúdo até o fim é apenas um dos importantes passos na caminhada da construção de um estilo poderoso e de destaque.

Parabéns pelas iniciativa de questionar aquilo que é comum e querer expressar sua personalidade através do estilo!

Depois dessa leitura, você tem em mãos o conhecimento necessário para demonstrar extremo poder e destaque e nunca mais cair nas armadilhas dos gurus da moda que te fazem acreditar que não há meios de renovar um look, quando existem, sim, várias e que não têm prazo de validade…

Espero que você use essas dicas para construir um estilo poderoso!

E se você quer saber como homens comuns adquiriram poder e prestígio através de uma mudança poderosa e definitiva de estilo e hoje fazem parte de um seleto grupo de homens elegantes, que alcançaram outro nível, clique aqui para saber mais.

Sua opinião é essencial para mim!

Se você gostou desse artigo e tiver uma história sobre como você começou a usar lenços de bolso e as pessoas começaram a notar, eu adoraria ler sua história, deixe seu comentário aqui. Eu amo ler os comentários e interagir com vocês!

Tudo o que você precisa saber sobre Lenço de Bolso Masculino
Avalie este artigo