Guarda-roupa Masculino Atemporal: 6 itens coringas para não errar
5 (100%) 1 voto

A maior verdade de todas sobre moda masculina que você deve saber é que é para ter um guarda-roupas de um gentleman, não é preciso ter milhares de peças de marcas ou feitas sob medida. Um guarda-roupa masculino elegante e atemporal é composto por versatilidade e bom senso.

É mais importante do que se pensa estar sempre vestido adequadamente para cada ocasião, afinal, não se tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.

Por isso, cavalheiro, neste artigo eu fiz uma lista das 6 peças mais versáteis e coringas necessárias para montar looks de extremo bom gosto e fugir de vez das tendências e modismos passageiros. Confira:

A elegância começa pelos pés

Mocassim:

moda-masculina

 

Esqueça de vez o sapatênis!

Conheça e passe a desfrutar da elegância, versatilidade e conforto, oferecidos por um belo, clássico e atemporal par de mocassins.

Investindo em um modelo Mocassim Loafer, por exemplo, você não vai se arrepender. Além de confortável, o modelo é conhecido por sua perfeita combinação casual-chic e cai perfeitamente com jeans ou sarja, calças ou bermudas. Mas atenção, caso opte por compor seu visual com uma bermuda ou calça slimfit e um mocassim, certifique-se de não usar meias.

Oxford:

moda-masculina-2

O atualmente conhecido como “Oxford”, surgiu na Escócia e na Irlanda, mas foi na Inglaterra que adquiriu o nome, isso porque em 1640 o modelo foi adotado pelos alunos da Universidade de Oxford, o que o tornou popular.

Sem abas, todo costurado e com um bico arredondado, o modelo é considerado o maior clássico, além de sinônimo de elegância e sofisticação, entre os sapatos masculinos.

Atemporal, um Oxford é a melhor escolha para a composição de visuais formais e elegantes. A melhor aposta, eu diria, é investir em um modelo preto em couro que cairá perfeitamente bem com um terno bem ajustado.

Leia também: O meu site favorito para comprar sapatos estilosos gastando pouco

Brogue:

moda-masculina-3

O modelo Brogue, também desenvolvido na Escócia e na Irlanda, é um derivado do clássico Oxford, porém, menos formal, com roupagem mais robusta e design mais ousado, podendo ter bico comprido e fino ou arredondado.

O sapato foi criado especialmente para o uso de caçadores e trabalhadores do campo, que por sua vez, andavam por tipos diversificados de terrenos, alguns deles charcos, pantanosos e lamaçais. Por esse motivo, o modelo adquiriu aos poucos popularidade, devido a sua versatilidade e secagem rápida.

Seu principal diferencial, no entanto, está no design que chama atenção pelo bom gosto: sua superfície é composta por pequenos furos que podem ser vistos próximo ao bico ou ao redor do sapato.

A base de um guarda-roupa bem estruturado e atemporal são, sem dúvidas, os sapatos.

Leia também: Entenda por que não usar Sapatênis

Um bom Jeans não tem prazo de validade

moda-masculina-4

Como tudo ao nosso redor, a moda masculina está em constante processo de mudança, o acontecimento mais recente e pauta dos desfiles das maiores grifes do mundo é o movimento “slow-fashion”, que em tradução livre seria o “consumo consciente” ou a “desaceleração do consumo” e que propõe uma reflexão sobre os padrões de compra e a necessidade.

E com isso, cavalheiro, reitero: um guarda-roupas estiloso e atemporal tem muito mais a ver com qualidade e versatilidade, do que com quantidade.

Nesse tópico em especial quero que você descubra o real poder de um bom jeans e como ele pode compor diversos looks com muito bom gosto e elegância…

Invista em um bom jeans cru, sem rasgos ou  pré-lavagem. Um bom e básico jeans resolverá a maior parte dos seus problemas com a moda masculina. E não se esqueça de comprar no tamanho adequado, bem ajustado.

Isso, porque o jeans nunca sai de moda, não tem prazo de validade, além de ser uma peça extremamente versátil e duradoura.

Costumo recomendar o jeans 511 da Levi’s e com ele, pode confiar, não tem erro! Slimfit, sem pré-lavagem ou rasgos, totalmente clássico e atemporal, a peça compõe visuais casuais ou semi-formais com elegância.

Leia também: O guia essencial da calça jeans masculina

Camisa Social Branca bem ajustada é sinônimo de elegância e versatilidade

moda-masculina-5

A peça mais versátil do guarda-roupa masculino é, com certeza, a camisa social branca. E a maior dica sobre moda masculina que eu posso te dar é: sua primeira compra depois dessa leitura deve ser a de uma camisa social branca.

Atente-se aos detalhes, o tamanho e o caimento da peça definirão o sucesso ou fracasso do seu visual.

E na hora de compor, desfrute de toda a versatilidade da peça e ouse: com calça ou bermuda, com blazer ou sem, em um visual formal ou casual, com a barra para dentro ou para fora.

Leia também: A Importância do Tamanho e Caimento na Moda Masculina

Blazer de cor neutra e, voilà!

moda-masculina-6

Se você quer ousar um pouco mais na escolha do blazer sem perder a elegância, opte pela cor azul-marinho. A cor é considerada uma das mais fortes da temporada, mas ao contrário do que se pensa, não se trata de um modismo passageiro.

Além de adicionar ainda mais sofisticação ao look, dá ao seu visual mais confiança e poder. Isso mesmo!

E na hora da compra, lembre-se de investir numa peças muito bem ajustada.

Homens poderosos e respeitados têm alternado a cartela de cores do seu guarda-roupas entre tons neutros clássicos e outros que dão um pouco de cor sem perder a elegância, tais como o azul-marinho e o verde-militar.

Componha looks formais, semi-formais e até casuais, abuse das peças coringas e desfrute dos benefícios de ser reconhecido como um verdadeiro homem elegante.

Descubra também o segredo da abertura dos botões da camisa social masculina, leia: Camisa Social Masculina: Abertura Ideal dos Botões

Gostou?

Depois dessa leitura, você já sabe quais são as peças coringas para montar um guarda-roupa extremamente versátil e atemporal, digno de um cavalheiro moderno.

Espero que você use essas dicas para construir um estilo poderoso!

E se você quer saber como homens comuns adquiriram poder e prestígio através de uma mudança poderosa e definitiva de estilo e hoje fazem parte de um seleto grupo de homens elegantes, que alcançaram outro nível, clique aqui para saber mais.

Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!