Como escolher perfume masculino
4.5 (89.23%) 13 votos

Saber escolher um perfume masculino é um problema para muitos homens.

Parece que a cada ano que passa surgem novas marcas e tudo fica mais complicado.

Mas neste artigo você aprenderá a ser um homem perfumado e chamar atenção por onde passa.

Os tipos de perfumes

frasco de perfume

Você já deve ter lido algumas palavras em francês em perfumes e nunca entendeu seu significado provavelmente.

Os tipos de perfume são definidos pela quantidade de essência:

  • Eau de Parfum: possui de 15 a 20% de essência. Ele é o mais forte e sua duração pode passar de 10 horas.
  • Eau de Toilette: é o mais comum dentre as marcas originais. Ele possui entre 5% a 15% de concentração.
  • Eau de Cologne: conhecida popularmente por água de colônia. Tem cerca de 3% de essência. É o tipo de perfume mais fraco, mas é usado para o dia a dia por projetar muita fragrância no ambiente.

As 3 características para escolher um perfume

Todo perfume possui 3 características básicas:

Fixação: quanto tempo o perfume dura depois de fixado na sua pele.

Projeção: capacidade do cheiro do perfume ser sentido de acordo com a distância. É aquele famoso cheiro que o homem deixa no ambiente quando passa.Fragrância: o tipo de cheiro que o perfume possui.

Os tipos de fragrância de perfume masculino

Enquanto a projeção e a fixação dependem da ocasião, o tipo de fragrância depende muito mais da sua personalidade e da ocasião.

Os mais conhecidos são os amadeirados, onde você identifica um aroma de canela e terra. É um dos mais elogiados pelas pelo público feminino..

Outro bem conhecido é o cítrico, que tem aroma leve e marcante. Você encontra aromas de laranja, limão e até bergamota (parente da tangerina).

Fugindo um pouco do comum, temos também as fragrâncias frutais que combinam frutas, como morango e pêssego, junto com aromas cítricos, resultando num perfume doce e fresco.

Também temos os orientais, bem marcantes e ideais para homens descolados e alternativos. Eles são feitos com aromas quentes e picantes, como canela, baunilha, gengibre, noz-moscada e até âmbar.

E, para finalizar, temos os frescos. Eles misturam cítricos com naturais, como folhagens verdes e relva. Você encontra notas de lima, hortelã e cidreira.

Sugestões de perfume para cada ocasião

  • Uso diário: seja no trabalho, na faculdade ou até mesmo depois de um esporte, o ideal é escolher um perfume que tenha uma projeção e fragrância menos marcante, ou seja, uma água de colônia.
  • Compromissos à noite: neste caso você deve se destacar no lugar perfumado com um Eau de Toilette ou Eau de Parfum de alta projeção e que seja marcante.

Na conquista: Os melhores cheiros são os quentes para mostrar sua virilidade e desejo. Procure um com alta fixação, mas que não seja muito forte.

Dicas práticas

  • Teste no seu corpo: nada de sentir o perfume apenas em cartões ou comprar apenas por indicação de amigo ou amiga. Em cada pessoa as fragrâncias se comportam e se fixam de uma maneira diferente e você precisa testar.
  • Seja paciente: quando você experimentar um perfume na loja, espere um pouco mais antes de decidir a compra. Os aromas de saída, aqueles que sentimos logo que aplicamos o produto, evaporam e o cheiro definitivo pode ser sentido somente depois de algum tempo.
  • Não cheire mais do que 3 fragrâncias: seu nariz já não vai conseguir diferenciar nada depois disso. Se quiser sentir um quarto perfume, você precisaria cheirar grãos de café ou canela em pau para “reiniciar” seu olfato.

Quer receber mais dicas de estilo e cuidados masculinos? Cadastre seu email abaixo.