A camisa social masculina sempre foi e sempre será um ícone da moda. Charmosa e elegante, ela é absoluta.

Versátil e disponível em diversas cores e modelos, as ocasiões com as quais combina são as mais variadas: trabalho, entrevista de emprego, casamento e até para saídas casuais como uma balada, ou para um encontro romântico.

No entanto, todas as características citadas acima, só funcionam quando a camisa social é usada da forma correta, pois, caso contrário, o resultado pode ser catastrófico e pior, parecer que você é desleixado com seu visual.

Neste conteúdo, mostro qual o tamanho ideal da camisa social masculina, como abotoá-lá e como dobrar as mangas de maneira correta para você não errar na hora de usá-la. Então, vamos lá:

1) Qual o tamanho ideal da camisa social masculina?

Existe diferença entre conforto e uma camisa bem ajustada, por exemplo: se você usa camisa social sobrando pano no tronco, na manga, com colarinho frouxo quando fechado, totalmente desajustada ao corpo, você será apenas mais um na multidão.

Neste caso, podemos dizer que esta camisa se encaixa na sua percepção de conforto e não de camisa ajustada. Muitos homens utilizam camisas sociais desta forma porque não costumam prestar atenção nesses pequenos, grandes detalhes.

Agora, quem disse que uma camisa bem ajustada não é confortável? Eu posso te garantir que sim.

Uma camisa bem ajustada é aquela em que a parte da cintura está acinturada, contornando o corpo, e na manga, está sobrando um pouco de pano, mas nada que dê para medir dois ou três dedos.

Independente de você ser magro, gordinho, com barriga saliente ou atlético, você precisa usar uma camisa que contorne o seu corpo, com um formato só um pouco maior.

E não é só isso:

A camisa bem ajustada dá muito poder ao homem; a percepção das pessoas que te olham é muito melhor.

Lembre-se: tamanho é muito importante, seja na hora de escolher a calça, o terno, o blazer, enfim, qualquer peça de roupa.

Olha, eu sei que talvez a sua intenção em usar uma camisa mais larga seja a de esconder a magreza ou as gordurinhas a mais, porém, saiba que neste caso você não conseguirá esconder. O que vai acontecer é que a idéia que vai passar é a de um cara magro que está com uma camisa larga, assim como um cara gordo, com uma camisa larga. Repito: o ideal é que não sobre pano, certo?

Leia também: Tamanho e Caimento: Descubra o Limite entre Elegante e Ridículo

2) Como abotoar a Camisa Social Masculina

Uma dúvida que permeia a cabeça de muitos homens é: devo ou não abotoar o penúltimo botão da camisa social, independente de estar usando sozinha, com terno ou blazer? Você abotoa?

Aposto que você já deve ter olhado no espelho quando vestiu uma camisa social para ver o que combinava mais: com o botão fechado ou com ele aberto. Isso é mais comum do que se pensa.

Saiba que existe uma mensagem, digamos, subliminar, quando você usa a camisa social masculina com o penúltimo botão aberto. Esta mensagem é: ninguém manda em mim; sim, isso mesmo, ninguém manda em mim. Esta mensagem significa poder, significa que ninguém manda em você, de que é você que está no topo.

Resumindo:

A regra é: se precisa passar um ar de seriedade, use-a fechada, mas, com gravata; se não, use a camisa social masculina com o penúltimo botão aberto. Camisa fechada sem gravata fica com excesso de pano, de cor, parecendo que está pedindo um complemento. Lembre-se sempre disto.

3) Como dobrar a manga da camisa social masculina

Uso duas formas diferentes para dobrar a manga da camisa. Uma eu costumava usar antigamente e a outra é a que eu uso atualmente.

Primeiro vou falar sobre o método que eu usava antes, que é muito prático e rápido.

Quero apenas ressaltar um detalhe importante aqui, é que independente do método que você use ou da altura que você colocar, a manga nunca deve ficar frouxa, cabendo dois ou até três dedos entre a manga e o braço.

Mas, vamos à primeira técnica: pegue o punho da manga e puxe-o até a metade do antebraço. Volte novamente à ponta da manga, agora dobrada e vá dobrando novamente aos pouquinhos, ajustando com o polegar até que ela fique na altura da metade do punho da camisa que está no meio do antebraço. No final, coloque a ponta do punho que ficou de fora para dentro da dobra também. Fica excelente!

A segunda técnica é a seguinte: Com a manga totalmente esticada, abotoe o segundo botão, deixando o botão do punho aberto. Dê uma primeira dobra na altura do limite do punho e da manga. Depois dê uma segunda dobra do mesmo tamanho, mantendo sempre o segundo botão abotoado. O terceiro passo é simplesmente puxar a manga e colocar na altura que você quiser deixar e pronto.

Ela não vai descer porque o botão está fechado, vai te dar liberdade para fazer as atividades e não vai ficar frouxo no antebraço dando a impressão de que ele é mais fino do que realmente é.

Gostou desse conteúdo?

Pronto, agora você tem em mãos todo o conhecimento necessário para usar camisa social masculina para construir um estilo de destaque, poder e que é atemporal.

Espero que você use essas dicas para construir um estilo poderoso!

E se você quer saber como homens comuns adquiriram poder e prestígio através de uma mudança poderosa e definitiva de estilo e hoje fazem parte de um seleto grupo de homens elegantes, que alcançaram outro nível, clique aqui para saber mais.

Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!

Camisa Social Masculina: 3 dicas infalíveis para usar sem medo de errar
Avalie este artigo