Você sabia que a indústria da moda é a segunda indústria que mais causa poluição no mundo?

O consumismo atrelado à moda masculina incentiva homens a comprarem peças de roupa totalmente descartáveis, que dentro de pouco tempo estarão fora de moda e serão deixadas de lado, prejudicando o meio ambiente e colaborando com  a poluição global.

Se você se preocupa com a sustentabilidade do planeta e com a saúde do seu bolso, continue lendo este artigo e saiba mais sobre minimalismo e moda atemporal.

O que é o consumo consciente ?

homem de camiseta branca e óculos de sol na rua

Existe inclusive o movimento do minimalismo, que  é um movimento que tem se popularizado bastante nos últimos anos e visa o uso inteligente  de recursos para reduzir os impactos no meio ambiente e até no próprio bolso.

A intenção é eliminar o consumo de itens que não serão usados, focando apenas naquilo que realmente é essencial e que vai fazer a diferença em nossas vidas. Desta forma, é possível ser mais assertivo nas suas compras e pensar duas vezes antes de comprar um produto.

Diferentemente do que dizem muitos “gurus” da moda, que você deve usar a “cor da estação” ou a peça “tendência do momento”, essas peças vão durar pouquíssimo tempo no sentido “estar na moda” e serão descartadas brevemente.

Sendo assim, o minimalismo na moda visa o uso de peças que são versáteis, duradouras e que não “saem de moda” com facilidade.

Minimalismo e Moda Atemporal

homem na rua de camisa social azul e óculos de sol

A moda atemporal, como o próprio nome já sugere, é uma moda que  sofre muito pouco com a ação do tempo. Ou seja, peças de roupa que foram consideradas estilosas no passado, serão estilosas no futuro. É por isso que a moda atemporal e o minimalismo andam lado a lado.

Na moda atemporal, você não precisa ter um guarda-roupa abarrotado de peças, mas sim menor número de  peças que combinam entre si, que são versáteis e podem ser utilizadas em diversas ocasiões diferentes.

Quando você possui um guarda-roupa cheio de roupas atemporais, você nunca vai deixar uma roupa encostada no fundo do armário.

Peças de Roupas Atemporais

homem sentado de camiseta cinza, calça jeans e tênis casual

A moda atemporal, prega o uso de roupas estilosas, versáteis, de qualidade e que vão durar muitos anos.Quer alguns exemplos?

Jaqueta de Couro: Uma bela jaqueta de couro, além de ser um item que vai te deixar extremamente estiloso, vai durar muitos anos, desde que essa seja feita de uma material legítimo e seja um modelo clean.

Sapato de Couro: é um item muito durável, e mesmo que a sua sola desgaste , ela  pode ser substituída em um bom sapateiro na sua região. Mesmo com um aspecto envelhecido, este item não perde a elegância, muito pelo contrário, isso pode dar ênfase em seu aspecto rústico. Basta manter sempre ele muito bem conservado e engraxado.

Calça Jeans: Quando a calça jeans começa a ficar com aspecto envelhecido, adquire marcas de acordo com as curvas do nosso corpo, o que dá um charme adicional para este item.

Terno:  Nas ocasiões formais que nossos antepassados  precisaram comparecer, todos em geral precisaram de um belo terno. Este item pode durar vários anos e por mais que se use menos hoje em dia, ainda é indispensável no guarda-roupa masculino.

Existem também outros itens que podem ser facilmente combinados com outras peças, como a camisa social branca, tênis branco ou cinza claro  e calça de sarja entre outros.

Quer aprender a se vestir bem, gastar pouco e contribuir para a saúde do planeta?Então conheça o  curso online Código Estilo e torne-se adepto da  moda atemporal,evitando ser influenciado pelas tendências passageiras do mercado.

Consumo consciente e moda masculina, qual a relação?
5 (100%) 1 voto