Imagine se você sempre se destacasse no meio dos outros homens em um ambiente com um conceito aplicado ao seu seu estilo.

E se você soubesse fazer isso de uma forma sutil sem passar uma imagem de vaidoso demais?

Então eu te apresento a regra dos 30%. Leia mais neste artigo.

A Regra dos 30%

3 homens estilosos

A regra dos 30% é um conceito criado pelo Alberto Solon que diz:

“Para que um homem tenha destaque em qualquer ambiente, sem parecer um cara esnobe e extravagante, ele deve estar aproximadamente 30% mais bem vestido que os outros homens do local.”

Essa regra é muito importante, pois  por volta dos 30% é uma quantia onde você vai se destacar dos outros por conta do seu estilo. Porém, se você passar disso, então pode acabar passando o efeito contrário.

Por exemplo, se um homem vai de blazer em um churrasco de amigos, onde todos estão de camiseta ou polo, este pode causar uma má impressão por querer, de uma certa forma, “forçar uma imagem de destaque”.

Como aplicá-la e se destacar em qualquer ambiente

Homem de camisa social branca no iate

Em primeiro lugar, você deve planejar o que vestir de acordo com a ocasião em que você está indo. Então, se for o caso de por exemplo uma festa, festival de música ou evento que já tenha ocorrido anteriormente, veja fotos no site ou nas redes sociais e observe como os homens estão vestidos.

Depois pense em estar levemente mais bem vestido que todos. Mas dentro do contexto do lugar. Imagina estar uns 30% mais bem vestido que eles e vá assim, e sem culpa.

Exemplos práticos de aplicação da regra

A turma de regata

regata x camiseta

Se usam regata, então use camiseta.

Homens de camiseta

camiseta estampada vs camiseta atemporal

Se usam camiseta, vá com uma bem atemporal, lisa ou com uma estampa bonita (nada de frases nela). E o mais importante: bem ajustada no seu corpo

Camisa polo

camisa polo vs camisa social

Vá de polo, mas uma polo muito bonita. Ou mesmo uma camisa social bem ajustada e para fora da bermuda ou calça.

Os que gostam de chinelo de dedo

Se usam chinelo, então vá com um tênis casual ou um dockside.

Os que só usam tênis

tenis comum x offwhite cinza

Se os homens do lugar são aqueles obcecados por usar sempre tênis, então vá com um tênis bem bonito e atemporal, tipo um modelo iate ou um modelo tênis offwite (cinza claro) ou branco, ou mesmo um calçado casual em solado de borracha.

Indo para uma festa tipo balada

camisa social x blazer

Vai para aquele ambiente onde todos homens vão estar de camisa social? Complementa com um blazer se o clima permitir. Sempre esteja atento também ao caimento e ajuste das suas roupas, você poderá se destacar em um ambiente onde todos estão de blazer usando uma camisa social perfeitamente ajustada, caso os outros estejam usando roupas extremamente largadas.

Num evento social ou coquetel

Para se destacar em um ambiente que todos usam blazer, Vá com usa camisa social, mas se destacando por ela ser de boa qualidade, muito bem ajustada no seu corpo. Que te destaque das dos outros.

O evento de alto nível

Para aqueles eventos que obrigam uso do costume, então use o terno completo com colete.

Considerações

Enfim, você pode se destacar de várias maneiras, pelo estilo, composição e o caimento impecável. Porém esteja atento para não ultrapassar os 30% da média do ambiente; Se você usar sapato social em um local onde as pessoas estão de tênis, então o sapato vai parecer muito forçado.

Quer aprender mais sobre como se vestir bem, mas sem depender de tendências?

Conheça meu novo eBook Guia do Homem: Como se Vestir Bem Sem Modismos.

Nele eu ensino sobre a moda atemporal, uma moda que nunca sai de moda, que valoriza seu corpo sem seguir “gurus da moda” que só te fazem gastar dinheiro com peças que em pouco tempo ficarão  fora de moda e encostadas no fundo escuro do guarda-roupas.

Acesse agora clicando aqui.