Na sua opinião, qual é a melhor forma de deixar o colarinho: estruturado ou debruçado pelos ombros? Certamente, a primeira opção, não é mesmo!?

O colarinho é a parte da camisa que fica mais próxima do rosto, por este motivo, auxilia na percepção da imagem do rosto masculino. Desta forma, devemos ficar atentos para que ele não fique caído, tirando o poder do nosso visual.

Tipos de colarinho

Francês

Colarinho Francês

Créditos: AreaH

O colarinho francês possui as pontas mais alongadas e é o mais tradicional aqui no Brasil, combinando muito bem com qualquer tipo de gravata ou nó.

Italiano

Colarinho Italiano

O colarinho italiano possui as pontas mais abertas que os demais. Isso facilita quando você usa um nó de gravata que seja mais volumoso, porque o volume do nó não fica evidente abaixo do colarinho, como seria no caso de um francês.

Americano

Colarinho americano

O colarinho americano possui 2 botões, um de cada lado para fixar a gola na própria camisa, dando um aspecto mais informal à camisa. Apesar de não ser muito comum aqui no Brasil, este tipo pode ser encontrado em algumas lojas específicas ou encomendado em peças sob medida.

Curto

Colarinho Curto

Créditos: Area H

Ele é adaptado para as peças de modelagem slim. Portanto, se for usar uma camisa com esse tipo de colarinho, certifique-se de possuir uma gravata também na modelagem slim.

Caso contrário, a gravata ficará aparecendo para fora, o que vai arruinar completamente o seu visual.

Deixe seu colarinho estruturado

colarinho de camisa social desalinhado

Quando não estamos usando uma gravata, com o passar do tempo e conforme vamos caminhando, pode acontecer do colarinho abrir e ficar “esparramado” sob os nossos ombros. A camisa social perde todo o seu estilo quando isso acontece.

Além de passar uma imagem de uma aparência desleixada, a construção da imagem do rosto como um todo fica prejudicada porque o ponto que mais chamará a atenção das pessoas será justamente para o seu colarinho desajustado.

Desta forma, sempre se certifique de que a sua gola está se comportando da maneira correta. Basta olhar no espelho ou em um reflexo do vidro para verificar como ele está.

Como alinhar o colarinho

Existem alguns acessórios e estratégias que vão te ajudar a evitar que seu colarinho fique “desmontado”. Antes de tudo, é importante tomar cuidado na hora de passar a roupa porque você pode reforçar o comportamento do tecido com o ferro neste momento.

Million Dollar Collar

colarinho de camisa com million dollar collar

O Million Dollar Collar é um acessório inventado em 2015 e patenteado por Robin Kesler que promete resolver o problema comum da camisa social. Ele consiste em uma peça ligeiramente flexível que é instalada no colarinho.

Basta um ajuste simples em uma loja de costura para colocar o Million Dollar Colar na sua camisa e deixar o colarinho perfeito de forma definitiva.

Vale ressaltar que, após a instalação, você poderá lavar, passar e usar a sua camisa normalmente.

Você pode importar pelo site.

Barbatana de aço

Barbatana de aço no colarinho da camisa

A barbatana de aço é um acessório que é colocado na gola da camisa e a maioria delas já possui uma área destinada para colocar essa barbatana. Esta, por sua vez, possui um imã que é colocado na parte interior da camisa, fixando as duas partes e deixando o colarinho perfeitamente ajustado.

No entanto, existem as barbatanas feitas de plástico, essas possuem baixa qualidade e não resolvem o problema por completo.

Morder a camisa

morder colarinho de camisa

Este método funciona em um caso de emergência, caso você não possa usar nenhuma das opções acima. Encontre um local onde você fique sozinho e morda suavemente a gola da camisa para que ela se ajuste de volta para o lugar.

Neste vídeo, eu explico como fazer isso.

Recapitulando

Vimos os seguintes tipos de colarinho neste artigo:

  • Francês – Possui pontas alongadas.
  • Italiano – Possui pontas mais abertas, facilitando o uso de nós volumosos.
  • Americano – Possui 2 botões no colarinho, dando um toque mais informal.
  • Curto – Possui o colarinho mais curto que os outros, ideal para gravatas slim.

E os seguintes métodos para deixar o colarinho ajustado:

  • Million Dollar Collar
  • Barbatana de aço
  • Morder a camisa

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário.