Luciano Huck, Mark Zuckerberg, propaganda de pay per view do Campeonato Brasileiro no SporTV, apresentadores de propaganda de partido político, etc.

Ufa…, não me admira haver tantos homens no mundo real achando que usar camiseta branca aparecendo por baixo da camisa social é uma coisa natural.

Vamos por partes:

Existem muitos homens que não abrem mão de usar uma camiseta por baixo da camisa social, ou mesmo por baixo de uma camisa polo. Tudo bem.

Eles alegam que elas os deixam mais confortáveis e seguros.

De que em dias de calor a malha interna vai absorver o suor evitando aquele famoso efeito “pizza” debaixo dos braços (francamente nunca entendi o porque dessa expressão “pizza”, rsrs).

Alegam também que em dias frios elas os mantém mais aquecidos e em muitos casos, sem a necessidade de um casaco.

Na boa? Concordo plenamente com eles, apesar de quase nunca eu usá-las. Primeiro porque acredito que devemos usar algum tipo de desodorante anti-transpirante (alô, dermatologistas, estou liberado para usá-los?) e sempre acho (apesar de saber que estou errado) que aquela camiseta ainda vai me dar mais sensação de calor. Segundo porque no caso de frio adoro poder usar algum tipo de casaco (suéteres, blazers casuais, jaquetas jeans ou de couro).

Essas camisetas usadas por baixo são normalmente de malha 100% algodão, então são realmente confortáveis.

Agora o que realmente acho é que usar camiseta, a típica T-shirt com gola redonda, para essa finalidade é o fim.

Vamos lembrar como faziam nossos antepassados?

Eles usavam sim camisetas por baixo da camisa social, mas elas eram invariavelmente do tipo regata.

Lembra o típico português do começo do século passado que vinha fazer a vida no Brasil e que atendia seus clientes na sua quitanda? Quantas vezes eles devido ao calor tiravam a camisa social e ficavam apenas com a regata por baixo?

Depois se percebeu que a T-shirt com gola redonda e mangas poderia ainda ser uma arma contra o frio excelente para quem usava camisa social e gravata (traje que era praticamente regra até o final dos anos 50).

estilo-moda-homem-masculino

Nessa época, anos 50, a T-shirt branca saiu do ostracismo e apareceu em cenas de cinema com atores como Marlon Brando e James Dean.

Existe uma cena do filme “Um Bonde Chamado Desejo” que se tornou um clássico. Quando Marlon Brando de T-shirt rasgada grita: Stellaaaaaaa…

Acho que hoje essa cena se tornaria um “même” na internet, kkkk

Marlon Brando e a camiseta branca.

Desde então o homem moderno passou a usar a T-shirt branca independente de estar por baixo de uma camisa social.

Roqueiros também deram uma grande contribuição para essa popularização da T-shirt branca. Usada com uma calça jeans então virou uma mania.

Agora voltando para nosso assunto desse artigo: camiseta branca (ou mesmo de outra cor) deve ser usada ou como peça principal ou escondida dentro da camisa social.

Digo que ela deve ser escondida pelo seguinte motivo: camisas T-shirt usadas internamente mas aparecendo na área do pescoço vão matar o visual de um cara estiloso. Eu disse matar!

O fato de você ver tantos homens as usando é apenas porque eles não pararam para pensar que as usam porque os outros também as usam (efeito manada).

Vamos pensar juntos?

Feche os olhos e imagine um cara bem estiloso, com um jeans bem ajustado, uma bela camisa (pode ser uma polo ou camisa social arregaçada na manga), um belo sapato casual estilo italiano. Visualize ele em sua cabeça.

Tempo para pensar (tic tac tic tac)…

E aí? Você o imaginou com ou sem camiseta branca aparecendo por baixo? Gostaria muito de ver sua resposta nos comentários aqui abaixo desse artigo, combinado?

Existe como eu mostrei no vídeo desse artigo, uma solução mega simples para quem não abre mão de usar camisetas de malha por baixo das camisas polo ou sociais: as camisetas com corte em “V”.

Você apenas precisa usar uma com a abertura no peito (nós homens não gostamos da palavra decote, rsrs) grande o suficiente para ela não aparecer quando você está com sua camisa por cima.

Portanto mãos à obra.

Está na hora de você passar numa loja tipo Hering ou similar e começar a pesquisar um modelo em “V” que tenha uma abertura que permira ficar oculta por baixo de sua camisa de botão.

Ah, e esqueça os atores que aparecem nos comerciais de  TV com camiseta aparecendo por baixo.

Eles foram”obrigados” a usá-las pelos produtores de figurino. E fazendo isso jogaram o próprio estilo no chão.

Se vestir com estilo é estar atento aos pequenos e simples detalhes.

Abração,

Alberto Solon

PS – Eu comecei falando de Mark Zuckerberg? Ok, vou fazer um artigo só sobre ele e seu “jeito de se vestir”.

estilo-moda-homem-masculino