A camisa é a peça favorita do look para a maior parte dos homens, senão todos. Isso porque a peça é popularmente conhecida por sua suposta “simplicidade” e a maioria de nós acredita que não é necessária muita atenção aos detalhes ou sequer muitas decisões para optar entre uma peça e outra…

Ou será que é justamente o contrário?

Esse tem sido o item padrão de vestuário para a maioria dos homens e podemos facilmente identificar o “porquê” disso: somos socialmente doutrinados a acreditar que camisas são peças tão simples que podemos comprá-las em massa, muitas vezes a partir da mesma marca e não precisamos nem pensar em substituí-las até que elas começam a se desgastar. Não é mesmo, cavalheiro?

Se você faz parte do grupo de homens que pensa assim, então já considere esse pensamento como parte do seu passado passado, pois após a leitura deste artigo, você descobrirá que não há nada mais simples que fazer a escolha de estilo correta para uma peça que é o cartão de visitas de qualquer look…

Introdução

Dar atenção cuidadosa ao estilo das suas camisas é tão importante quanto dar atenção a qualquer outra parte do seu look. Não se constrói um guarda-roupas de estilo e atemporal sem camisas de respeito, cavalheiro.

Existem 5 aspectos indispensáveis numa camisa que você deve considerar antes de adquirir a sua próxima, são eles: ajuste, cor, tecido, estilo e função.

Veja como acertar na escolha da peça de roupa favorita de todos, a camisa:

1) Faça o ajuste certo

As mulheres concordam que os homens são muito mais atraentes em uma camisa branca bem ajustada ao corpo. E isso não é apenas um dado, isso se dá ao fato de que a forma do seu dorso se acentua e com isso a sua silhueta fica tipicamente máscula: destaca os ombros largos e estreita a cintura.

Assim, não importa como você está vestido, uma camisa pode fazer você parecer mais masculino e muito mais elegante…

Entretanto, há uma ressalva: sua camisa tem que se encaixar perfeitamente e destacar os melhores atributos do seu corpo, preste atenção para não errar pelo excesso em ajustes e acabar com uma camisa que mais se parece com um top de treino super apertado.

Preste atenção aos seguintes detalhes para uma camisa com o ajuste perfeito ao corpo:

Ombros: As costuras da camisa devem seguir perfeitamente até a borda de seus ombros. Nem a mais, nem a menos, nada de pano sobrando ou faltando.

Mangas: Deve caber exatamente em torno dos seus braços e não se estender ao seu cotovelo. Se você tem braços grandes, opte mangas um pouco mais curtas ou dê à elas um par de dobras para mostrar seus atributos.

Comprimento: Seu topo deve ser longo o suficiente para possa ser dobrado em suas calças, mas não tão longo ao ponto que crie dobras na cintura. Certifique-se de que se a sua camisa se estende além de seu osso do quadril e cobre o cós das calças. Discutiremos as regras mais difíceis posteriormente neste artigo.

Barriga: Sua parte superior deve seguir ligeiramente a curva do seu corpo. Se ele é muito solto, você não vai ver a forma do seu corpo e se ele é muito apertado, cada detalhe da sua barriga será visível. Um corte cônico que não drapeja sua cintura é mais lisonjeiro.

Pescoço: Quando você levantar os braços, não deve haver um grande espaço ao redor do pescoço. Também não deve ser tão apertado que você não possa se mover com facilidade.

Uma camisa bem ajustada nunca é restritiva e deve permitir o movimento confortável.

Atenção: Camisetas esportivas e t-shirts de treino só devem ser usados para a prática de esportes.

2) Escolha a Cor Certa

Você deve possuir pelo menos algumas camisas em cores neutras como: branco, preto, cinza e marinho. Isso porque esses tons são sinônimo de moda que nunca sai de moda, elegância e sofisticação.

Branco: Um clássico obrigatório. A camisa branca clássica deve ser parte de seu guarda-roupas. Lembre-se de sempre lavar suas roupas brancas juntas. Não misture com outras cores para não correr o risco de manchá-las.

Cinza: Uma mistura de diferentes tons cinza melhora visualmente a forma do seu corpo. É importante, no entanto, ter cuidado com as marcas de suor que são facilmente visíveis em cores claras como o cinza.

Preto: Outra opção de cor versátil, o preto funciona bem com a maioria dos visuais. No entanto, a cor tende a desaparecer rapidamente e pode ser um pouco desagradável durante o dia em dias quentes, dependendo dos locais que você frequente.

Marinho: Uma escolha melhor do que o preto, o azul marinho é mais indicado para o uso durante o dia, além de ser um ótimo aliado de estilo quando combinado a um jeans de respeito.

Outras cores: Uma camisa é provavelmente a maneira mais fácil de experimentar com cores… É importante, no entanto, certificar-se, de usar o bom senso e optar por cores que conversem com elegância e sofisticação com o seu visual.

3) Selecione o Tecido Certo

Especialmente em camisas, qualidade não está relacionada com o peso da peça. Na verdade, com elas, as compostas por materiais mais leves tendem a custar mais.

100% algodão é a escolha preferível, especialmente o algodão egípcio ou pima. Eles são feitos de fibras longas que duram mais, além de fazer você sentir mais frescor e evitar problemas com sudorese excessiva que normalmente causam manchas desagradáveis.

Algodão e misturas também são boas opções. Uma quantidade moderada de elastano (fibras elásticas) ajuda a manter a forma da sua parte superior, enquanto que as misturas de algodão-poliéster são encontradas por menor preço e oferecem fácil manutenção, visto que duram menos.

Para saber qual é a composição de uma camisa, basta checar a sua etiqueta, ela o dará uma ideia da composição do tecido usado para o seu desenvolvimento. Conheça as opções mais comuns e entenda as principais diferenças entre elas:

Algodão Penteado: Um tecido forte, macio e suave que foi escovado fino para endireitar as fibras e remover fios curtos.

Algodão orgânico: Mais caro do que o algodão tratado, este material macio é derivado do algodão cultivado com pesticidas e fertilizantes mínimos.

Pima: Este é o algodão de grau mais alto com fibras extra longas. Resiste a alongamento e  desvanecimento, e fica mais suave com cada desgaste. Supima é o nome registrado para o algodão americano Pima.

Bambu: Camisas feitas de bambu têm um brilho suave e são incrivelmente macias. No entanto, camisas compostas por esse material apesar de serem extremamente respiráveis, são ligeiramente mais caras.

Merino: Provavelmente o tipo mais caro que você vai encontrar, uma camisa composta por 100% Merino pode ser usada por uma semana inteira antes que comece a cheirar. É a escolha perfeita para viagens.

Jersey: Tipicamente feito de algodão ou uma mistura sintética, este tecido de malha stretch é muito flexível e confortável.

Poliéster: leve e de secagem rápida, mas não respirável. Poliéster mantém sua forma bem e resiste rugas e encolhimento.

Rayon: Também chamado de viscose, rayon é uma fibra artificial feita de polpa de madeira. É suave ao toque e enruga facilmente.

4) Como usar a sua camisa com estilo

A primeira coisa a se prestar atenção é no colarinho. Você precisa combinar seus colarinhos com as camadas. Por exemplo, se você estiver vestindo uma jaqueta com uma gola, sua camisa precisa ter a mesma forma.

Gola redonda ou Gola-V?

Camisas com Gola Redonda são adequadas para homens com peito pequeno ou ombros inclinados. Elas ajudam a criar uma ilusão de ombros mais largos, dando ao seu corpo mais proporção.

Golas-V são perfeitas para pescoços mais curtos porque elas criam uma ilusão de comprimento e altura, alongando o pescoço. Elas fornecem equilíbrio para homens com pescoço longo e rostos estreitos.

E quanto a um pescoço em V profundo, um pescoço colher ou um pescoço barco?

Meu conselho é evitar esses estilos. Eles tendem a ser uma escolha de estilo que só deve ser usado com bom gosto por um seleto grupo de homens.

Devo usar a camisa dentro da calça?

Em geral, não. Se você está a vestindo como parte de um uniforme, sim, você deve colocá-la em dentro da sua calça.

No entanto, isso depende da cultura pela qual você está cercado, a forma da camisa e o resto do seu look.

Como criar looks estilosos e atemporais usando uma camisa?

Siga o exemplo de ícones de estilo clássico (James Dean, Marlon Brando) – uma camisa branca clássica com jeans e um par de botas.

Este é o mais discreto, fácil, elegante e atemporal estilo para um homem. Ou, se for o caso, a combinação de uma camisa com uma jaqueta jeans ou de couro, um cardigan, juntamente com jeans escuros e mocassins elegantes é certeira.

5. Qual é a função da camisa?

Quando é apropriado usar uma camisa?

Se você está pretendendo causar uma grande primeira impressão, em um encontro, uma entrevista ou uma ocasião especial, uma camisa colorida não é a melhor opção.

Pergunte a si mesmo o que o resto das pessoas no evento estarão vestindo. Se você está cercado por um mar de camisas simples ou coloridas, sinta-se livre para vestir-se também, mas como um referencial de estilo.

Concertos, o bar local, praias e festas casuais com amigos próximos são todas as ocasiões aceitáveis para se vestir com o conforto de uma camisa. Qualquer atividade que envolve muita transpiração, incluindo esporte, requer uma camiseta.

Certifique-se de que você está usando uma que seja desenvolvida como camisa casual e não como uma camiseta.

Mantenha suas camisas com o cuidado adequado ao lavá-las. Elas não terão o mesmo impacto se parecem que seus melhores dias estão no passado, ou seja, se estiverem gastas, puídas ou manchadas por não serem lavadas da maneira correta.

Esse conteúdo foi útil para você, cavalheiro?

Cavalheiro, primeiro, saiba que ler esse conteúdo conteúdo até o fim é apenas um dos importantes passos na caminhada da construção de um estilo poderoso e de destaque. Parabéns pelas iniciativa de questionar aquilo que é comum e querer expressar sua personalidade através do estilo!

Depois dessa leitura, você tem em mãos o conhecimento necessário para demonstrar extremo poder e destaque e acertar na escolha da camisa perfeita para cada ocasião…

Espero que você use essas dicas para construir um estilo poderoso!

E se você quer saber como homens comuns adquiriram poder e prestígio através de uma mudança poderosa e definitiva de estilo e hoje fazem parte de um seleto grupo de homens elegantes, que alcançaram outro nível, clique aqui para saber mais.

Sua opinião é essencial para mim!

Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!